O engenhoso fidalgo Manuel Botelho de Oliveira

Autores

  • Ivan Teixeira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i50p178-209

Resumo

nulo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivan Teixeira, Universidade de São Paulo

    Professor de Literatura Brasileira do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP e integrante do corpo docente da primeira turma do Curso de Humanidades da Universidade de São Paulo, sob coordenação de Renato Janine Ribeiro. É autor de, entre outros, Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica (Edusp).

Referências

A FENIS RENASCIDA: ou Obras Poeticas dos Melhores Engenhos Portugueses. Dedicadas ao Excellentissimo Senhor D. Joseph de Portugal Conde de Vimioso, &c. Primogenito do Excellentissimo Senhor D. Francisco de Portugal Marquez de Valença. I. Tomo. Publica-o Mathias Pereyra da Sylva. [5 vols.] Lisboa Occidental, na Officina de Joseph Lopes Ferreya, Impressor da Sereníssima Rainha nossa Senhora. Anno de 1717, 1718,1721, 1727.

ALCAÇAR, Padre Bartholomeo. “Das Especies, Invençam, e Disposiçam das Orações, que Pertecem ao Gênero Exornativo”, in Delicioso Jardim da Rhetorica [etc]. 2a ed. Lisboa, na Officina de Manoel Coelho Amado, 1750.

ALMEIDA, Carmelina. O Marinismo de Botelho. Tese apresentada ao Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia para concurso de Professor Assistente do Departamento de Letras Românicas. Salvador, 1975.

ALONSO, Damaso. Estudios y Ensayos Gongorinos. 2a ed. Madri, Editorial Gredos, 1960.

CAMPOS, Augusto de. “A Rosa de Marino”, in Verso, Reverso, Controverso. São Paulo, Perspectiva, 1978.

CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira – Resumo para Iniciantes. São Paulo, FFLCH, Humanitas, 1998.

CORBETT, Edward P. J. (ed.). Rhetorical Analyses of Literary Works. New York, London, Toronto, Oxford University Press, 1969.

BERNUCCI, Leopoldo M. “Disfarces Gongorinos en Manuel Botelho de Oliveira”, in Revista de Occidente, no 570, decienbre, Madrid, 1997.

ECCOS QUE O CLARIM DA FAMA DÁ POSTILHÃO DE APOLLO. Montado no Pegazo, Girando o Universo, para divulgar ao Orbe literario as peregrinas flores da Poezia Portugueza, com que vistosamente se esmaltão os jardins das Musas do Parnazo. Academia Universal. Em a qual se recolhem os crystaes mais puros, que os famigerados Engenhos Lusitanos beberão nas fontes de Hipocrene, Helicona, e Aganipe. Dedicado ao Nosso Fidelíssimo Monarca D. Joseph I. Por Joseph Maregelo de Osan. [2 vols] Lisboa, na Oficc. De Francisco Borges de Souza. Anno de 1761 e 1762.

FERREIRA, Francisco Leitão. Nova Arte de Conceitos que com o Titulo de Licções Academicas na Publica Academia dos Anonymos de Lisboa, Dictava, e Explicava o Beneficiado […], Acadêmico Anonymo, Primeyra Parte [etc]. Lisboa Occidental, na Officina de Antonio Pedrozo Galram, Anno de 1718.

FIGUEIREDO, Antonio Pereira de. Elogios dos Reis de Portugal, em Latim, em portuguez, Illustrados de Notas Historicas e Criticas. Lisboa, na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1785.

GOMES, Eugênio. Visões e Revisões. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura/Instituto Nacional do Livro, 1958.

________. “O Mito do Ufanismo”, in A Literatura no Brasil. Vol I. Direção de Afrânio Coutinho. 2a ed. Rio de Janeiro, Editorial Sul Americana, 1968.

GRACIÁN, Baltasar. Agudeza y Arte de Ingenio. Madri, Espasa-Calpe, 1957.

HANSEN, João Adolfo. “A Razão de Estado”, in Adauto Novaes (org.), A Crise da Razão. São Paulo/Brasília/Rio de Janeiro, Companhia das Letras/MINC-Funart, 1996.

________. “Pós-Moderno e Barroco”, in Cadernos do Mestrado, Rio de Janeiro, UERJ, Departamento de Letras, 1992.

HORACIO FLACCO, Quintus. Arte Poetica. Traduzida, e illustrada em portuguez por Candido Lusiano. Lisboa, na Offcina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1758.

MENESES, Sebastião César de. Suma Política. Oferecida ao Príncipe D. Theodosio de Portugal. [Edição fac-similar s.l.], 1650.

MOREIRA, Marcelo. Critica Textualis In Caelum Revocata? – Prolegômenos para uma Edição Crítica do Corpus Poético Colonial Seiscentista e Setecentista Atribuído a Gregório de Matos Guerra. Tese de Doutorado orientada de João Adolfo Hansen. São Paulo, Universidade de São Paulo/Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, 2001.

OLIVEIRA, Manuel Botelho de. Musica do Parnaso Dividida em Quatro Coros de Rimas Portuguesas, Castelhanas, Italianas & Latinas. Com seu Descante Comico redusido em duas Comedias, Offerecida ao Excellentissimo Senhor Dom Nuno Alvares Pereyra de Mello, Duque do Cadaval, &c. e Entoada pelo Capitam Mor Manoel Botelho de Oliveyra, Fidalgo da Caza de Sua Magestade. Lisboa. Na Officina de Miguel Manescal, Impressor do Santo Officio. Anno de 1705.

________. Música do Parnaso. 2 vols. Prefácio e organização do texto por Antenor Nascentes. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura/Instituto Nacional do Livro, 1953.

________. Musica do Parnaso – Ilha de Maré. Apresentação de Afrânio Peixoto e estudos de Xavier Marques e Manoel de Sousa Pinto. Rio de Janeiro, Álvaro Pinto Editor (Annuario do Brasil), s/d.

________. Lyra Sacra. Leitura Paleográfica de Heitor Martins. São Paulo, Conselho Estadual de Cultura, 1971.

RAMOS, Péricles Eugênio da Silva. Poesia Barroca – Antologia. Introdução, seleção e notas. 2a ed. São Paulo, Melhoramentos, 1977.

REIS, Francisco Sotero dos. Curso de Literatura Brazileira e Portugueza Professado por Francisco Sotero dos Reis no Instituto de Humanidade da Ponvincia do Maranhão. 3o tomo. Maranhão, 1867.

RODRIGUES-MOURA, Enrique. “Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711). Un Poeta, Dos Continentes, Cuatro Idiomas”. Texto lido no 50o Congresso Internacional de Americanistas, em julho de 2000, em Varsóvia.

TEIXEIRA, Ivan. Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica: Basílio da Gama e a Poética do Encômio. São Paulo Edusp/Fapesp, 1999.

THESAURO, Conde Don Manuel. Cannocchiale Aristotélico: Esto es, Anteojo de Larga Vista, o Idea de la Agudeza, e Ingeniosa Locucion, que Sirve a Toda Arte Oratoria, Lapidaria, y Simbolica, Examinada com los Principios del Divino

Aristoteles. […] [2 vols.] Traducido al Espanhol por el R. P. M. Fr. Miguèl de Sequeyros. Madrid, por Antonio Martin, 1741.

TURACEM, Felix da Castanheyra (Frei Luca de Santa Catarina). Seram Político, Abuso Emendado, Divido em Três Noytes para Divertimento dos Curiosos (etc.). Lisboa Occidental, na Officina de Bernardo da Costa, Impressor do Serenissimo Senhor Infante. Anno 1723.

Downloads

Publicado

2001-08-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

TEIXEIRA, Ivan. O engenhoso fidalgo Manuel Botelho de Oliveira. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 50, p. 178–209, 2001. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i50p178-209. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/35284.. Acesso em: 26 abr. 2024.