Sobre Memória e Sociedade

  • Paulo de Salles Oliveira Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
Palavras-chave: Ecléa Bosi, psicologia social, memória social, idosos, sociedade

Resumo

O artigo sugere reflexões a respeito do livro Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos, de Ecléa Bosi, aqui considerado como obra-prima da psicologia social e das ciências humanas. Destaca as originalidades de natureza teórico-metodológica do texto, a começar por uma composição singular que incorpora poesia na construção científica, passando por uma redefinição das relações entre sujeito e objeto do conhecimento, ao desenvolver a perspectiva de alternância da condição entre ambos, no desdobramento da pesquisa. Mostra, também, como o estudo de Ecléa Bosi se fundamenta em estreitos vínculos entre a pesquisadora e os idosos pesquisados, de modo a se formar entre eles uma comunidade de destino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Salles Oliveira, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

É professor titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho no Instituto de Psicologia da USP e autor de, entre outros, Vidas Compartilhadas: Cultura e Relações Intergeracionais na Vida Cotidiana (Cortez).

Publicado
2013-08-28
Como Citar
Oliveira, P. (2013). Sobre Memória e Sociedade. Revista USP, (98), 87-94. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i98p87-94
Seção
Dossiê