Sobre Memória e Sociedade

Autores

  • Paulo de Salles Oliveira Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i98p87-94

Palavras-chave:

Ecléa Bosi, psicologia social, memória social, idosos, sociedade

Resumo

O artigo sugere reflexões a respeito do livro Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos, de Ecléa Bosi, aqui considerado como obra-prima da psicologia social e das ciências humanas. Destaca as originalidades de natureza teórico-metodológica do texto, a começar por uma composição singular que incorpora poesia na construção científica, passando por uma redefinição das relações entre sujeito e objeto do conhecimento, ao desenvolver a perspectiva de alternância da condição entre ambos, no desdobramento da pesquisa. Mostra, também, como o estudo de Ecléa Bosi se fundamenta em estreitos vínculos entre a pesquisadora e os idosos pesquisados, de modo a se formar entre eles uma comunidade de destino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo de Salles Oliveira, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    É professor titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho no Instituto de Psicologia da USP e autor de, entre outros, Vidas Compartilhadas: Cultura e Relações Intergeracionais na Vida Cotidiana (Cortez).

Referências

BARBOSA, J. A. “Uma Psicologia do Oprimido”, in E. Bosi. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. 3a ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1994, pp. 11-5.

BOSI, E. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. 3a ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.

CALVINO, Í. Por que Ler os Clássicos. Trad. N. Moulin. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.

OLIVEIRA, P. S. Vidas Compartilhadas. Cultura e Relações Intergeracionais na Vida Cotidiana. 2a ed. São Paulo, Cortez, 2011.

SCHEIBE, K. E. Self Studies. The Psychology of Self and Identity. London, Praeger, 1995.

Downloads

Publicado

2013-08-28

Edição

Seção

Dossiê