Alfabetização no Brasil

Autores

  • João Batista Araujo de Oliveira Instituto Alfa e Beto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p21-32

Palavras-chave:

alfabetização, leitura, políticas públicas

Resumo

O presente artigo aborda o conceito de alfabetização a partir da perspectiva da ciência cognitiva de leitura. Usando dados empíricos e documentais, ilustra como as políticas e as práticas de alfabetização prevalentes no país, ao ignorarem os avanços científicos na área, vêm contribuindo, de forma deliberada, para os baixos níveis que caracterizam o desempenho dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Batista Araujo de Oliveira, Instituto Alfa e Beto

    Presidente do Instituto Alfa e Beto e autor de, entre outros, Aprender e Ensinar (Global).

Referências

ADAMS, M. J. Beginning to Read: Thinking and Learning About Print. Cambridge, MIT Press, 1990.

AR AUJO, Aloisio (ed.). Aprendizagem Infantil: uma Abordagem da Neurociência, Economia e Psicologia Cognitiva. Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Ciências, 2011.

CÂ MARA dos Deputados. Educação Infantil: Novos Caminhos. Relatório apresentado pelo Grupo de Trabalho sobre Alfabetização da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Brasília, Câmara dos Deputados, 2003.

CARDOSO-MARTINS, C.; BATISTA, A. C. E. “Letter Name Knowledge and the Ability to Learn to Read by Processing Letter-phoneme Relations in Words: Evidence from Brazilian Portuguese-Speaking Children”, in Reading and Writing. 15, 2002, pp. 409-32.

CA TTS, H. W.; ADOLF, S. M.; WEISMER, S. E. “Language Deficits in Poor Comprehenders: A Case for the Simple View of Reading”, in Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 49 (2), 2006, pp. 278-93.

CH ALL, J. The Academic Achievement Challenge: What Really Works in Classrooms. New York, Guilford Press, 2000.

CU TTING, L. E.; SCARBOROUGH, H. S. “Prediction of Reading Comprehension: Relative Contributions of Word Recognition, Language Proficiency, and Other Cognitive Skills Can Depend on How Comprehension Is Measured”, in Scientific Studies of Reading, v. 10, n. 3, Cameron, 2006, pp. 277-99.

DEHAENE, S. Vers Une Science de la Vie Mentale. Paris, Collège de France/Fayard, 2006.

. Les Neurones de la Lecture. Paris, Odile Jacob, 2007.

. Os Neurônios da Leitura. Porto Alegre, Penso, 2012.

DICKINSON, D. E.; NEUMAN, S. B. (eds.) Handbook of Early Literacy Research. Vol. 2. Nova York, Guilford, 2006.

EH RI, L. C.; NUNES, S. R.; WILLOWS, D. M.; SCHUSTER, B. V.; YAGHOUB-ZEDEH, Z.;

SHANAHAN, T. “Phonemic Awareness Instruction Helps Children Learn to Read: Evidence from the National Reading Panel’s Meta-analysis”, in Reading Research Quarterly, 36, 2001, pp. 250-87.

KE ENAN, J. M.; BETJEMANN, R. S.; OLSON, R. K. “Reading Comprehension Tests Vary in the Skills They Assess: Differential Dependence on Decoding and Oral Comprehension”, in Scientific Studies of Reading, Cameron, v. 12, n. 3, 2008, pp. 281-300.

LE MLE, M. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo, Atlas, 1991.

MCGUINNESS, D. Early Reading Instruction: What Science Really Tells Us about How to Teach Reading. Cambridge, MA, MIT Press, 2004.

ME TSALA, J. L. “Young Children’s Phonological Awareness and Nonword Repetition as a Function of Vocabulary Development”, in Journal of Educational Psychology, 91, 1999, pp. 3-19.

ME TSALA, J. L.; WALLEY, A. C. “Spoken Vocabulary Growth and the Segmental Restructuring of Lexical Representations: Precursos to Phonological Awareness and Early Reading Ability”, in F. J. Smith Morrison; M. Dow-Ehrensberger (eds.). Education and Cognitive Development: a Natural Experiment. J. L. Mehwah, NJ, Lawrence Erlbaum, 31, 1998, pp. 789-99.

. “Lexical Reorganization and the Emergence of Phonological Awareness”, in S. B. Neuman and D. K. Dickinson (eds). Handbook of Early Literacy Research, III. New York, Guilford, 2011.

MORAIS, J. A Arte de Ler. São Paulo, USP, 1994.

MORAIS, J. Criar Leitores. São Paulo, Manole, 2013.

NA TION, K.; CLARKE, P.; MARSHAL, C. M.; DURAN, M. “Hidden Language Impairments in Children: Parallels Between Poor Reading Comprehension and Specific Language Impairment?”, in Journal of Speech Language and Hearing Research, 47 (1), 2004, pp. 199-211.

NA TIONAL Early Reading Panel. Developing Early Literacy: Report of the National Early Literacy Panel. Jessup, Maryland, National Institute for Literacy, 2009.

NA TIONAL Reading Panel. Report of the National Reading Panel: Teaching Children to Read. Reports of the Subgroups. Jessup, Maryland, National Institute for Literacy, 2000.

OL IVEIRA, J. B. A. “Lereis como Deuses: a Tentação da Proposta Construtivista”, in Revista Sinais Sociais, no 1, ano 1, maio-agosto de 2006, pp. 146-78.

. “Cartilhas de Alfabetização: a Redescoberta do Código Alfabético”, in Revista Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., v. 18, n. 69. Rio de Janeiro, dez./2010.

. “Nota Técnica. Contribuição para a Consulta Pública sobre Documento Enviado pelo Ministério da Educação para o Conselho Nacional de Educação – Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem

e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1o, 2o e 3o anos) do Ensino Fundamental”.Disponível em: http://www.alfaebeto.org.br/arquivos/publicacoes/contribuicao-para-aconsulta-publica-sobre-alfabetizacao. Acesso em: 18/6/2013.

OL IVEIRA, J. B. A.; SCHWARTZMAN, S. A Escola Vista por Dentro. Belo Horizonte, Alfa Educativa, 2000.

OL IVEIRA, J. B. A.; SILVA, L. C. F. “Para que Servem os Testes de Alfabetização?”, in Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., vol. 19, no

[online]. 2011, pp. 827-40. Disponível em: http://bit.ly/EnsTestAlfabet. Acesso em 18/6/2013.

PE ARSON, P. D.; HAMM, D. N. “The Assessment of Reading Comprehension: a Review of Practices – Past, Present, and Future”, in S. G. Paris, A. Stahl (eds.). Children’s Reading Comprehension and Assessment. Mahwah, NJ, Erlbaum, 2005, pp. 13-69.

PO LLO, T. C.; KESSLER, B.; TREIMAN, R. “Vowels, Syllables, and Letter Names: Differences Between Young Children’s Spelling in English and Portuguese”, in Journal of Experimental Child Psychology, 92, 2005, pp. 161-81.

. “Statistical Patterns in Children’s Early Writing”, in Journal of Experimental Child Psychology, 104, 2009, pp. 410-26.

RICKETTS, J.; NATION, K.; BISHOP, D. V. M. “Vocabulary Is Important for Some, But Not All Reading Skills”, in Scientific Studies of Reading, 11 (3), 2007, pp. 235-57.

SI LVEN, M.; POSKIPARTA, E.; NIEMI, P.; VOETEN, M. “Precursors of Reading Skill from Infancy to First Grade in Finnish: Continuity and Change in a Highly Inflected Language”, in Journal of Educational Psychology, 99 (3), 2007, pp. 516-31.

SNOW, C.; BURNS, S.; GRIFFIN, P. (eds.). Preventing Reading Difficulties in Young Children.

Washington, D.C., National Academy Press, 1998.

SOARES, M. Letramento: um Tema em Três Gêneros. São Paulo, Autêntica, 1999.

ST ANOVICH, K. E. “Toward an Interactive-Compensatory Model of Individual Differences in the Development of Reading Fluency”, in Reading Research Quarterly, vol. 16, no 1, 1980, pp. 32-71.

. “Mathew Effects in Reading: Some Consequences of Individual Differences in the Acquisition of Literacy”, in Reading Research Quarterly. 21, 1986, pp. 360-407.

. Progress in Understanding Reading: Scientific Foundations and New Frontiers. New York, Guilford Press, 2000.

VE L LUTINO, F. R.; TUNMER, W. E.; JACCARD, J. J.; CHEN, R. “Components of Reading Ability: Multivariate Evidence for a Convergent Skills Model of Reading Development”, in Scientific Studies of Reading, 11 (1), 2007, pp. 3-32.

WAGNER, R. K.; TORGESEN, J. K. “The Nature of Phonological Processing and its Causal Role in the Acquisition of Reading Skills”, in Psychological Bulletin, 101, 1987, pp. 192-212.

Downloads

Publicado

2014-02-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

OLIVEIRA, João Batista Araujo de. Alfabetização no Brasil. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 100, p. 21–32, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p21-32. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/76163.. Acesso em: 20 abr. 2024.