Mobilidade da produção na metrópole

Autores

  • Silvana Zioni Universidade Federal do ABC. Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i102p33-44

Palavras-chave:

metrópole, mobilidade, logística.

Resumo

As transformações na organização produtiva, acentuadas nas últimas décadas, implicaram o crescimento dos fluxos de bens e mercadorias, que, ao afetar a circulação geral, repercutem na mobilidade das pessoas e na organização espacial. Tais transformações, também decorrentes de inovações na organização dos próprios serviços de transporte de carga, fizeram surgir novos serviços, atividades e equipamentos, que podem ser relacionados a processos socioespaciais característicos da formação metropolitana contemporânea e a diferentes formas de distribuição espacial das atividades econômicas. É pressuposto que arranjos, redes e estruturas de produção e de circulação configurem novas formas de polarização da metrópole, e que tais mudanças se vinculem a dinâmicas de transformação do espaço metropolitano, confirmando ainda mais a força de polarização e articulação concentrada nessas formações que abrangem regiões e cidades e cidades-regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Zioni, Universidade Federal do ABC. Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

SILVANA ZIONI é professora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Zioni, S. (2014). Mobilidade da produção na metrópole. Revista USP, (102), 33-44. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i102p33-44

Edição

Seção

Dossiê Metrópoles