A copa do mundo e as cidade: “juntos num só ritmo”, #sóquenão

Autores

  • Regina Helena Alves da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paula Ziviani Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i102p68-81

Palavras-chave:

megaeventos, mobilizações, temporalidades, ocupações.

Resumo

A dinâmica global/local dos megaeventos foi atravessada pela dinâmica das mobilizações que andaram tomando alguns países nos últimos anos. Neste texto pretendemos discutir o atravessamento de várias temporalidades, que possibilitou a tensão nas cidades brasileiras no ano entre a Copa das Confederações e a Copa do Mundo da Fifa. Os problemas urbanos do Brasil são contrapostos às ações ordenadas pelas urgências dos megaeventos, que tentam instalar uma dinâmica da aceleração do tempo para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país. Contudo, o que se verifica é que nem sempre essa idealização é confirmada. Ao contrário, movimentos de ocupação do espaço urbano procuram resistir às imagens de cidade impostas pelos megaeventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Helena Alves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

REGINA HELENA ALVES DA SILVA é professora associada IV nos programas de pós-graduação em História e em Comunicação Social da UFMG, coordenadora do Centro de Convergências de Novas Mídias (CCNM-UFMG) e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (Inweb).

Paula Ziviani, Universidade Federal de Minas Gerais

PAULA ZIVIANI é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG e pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM-UFMG).

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Silva, R. H. A. da, & Ziviani, P. (2014). A copa do mundo e as cidade: “juntos num só ritmo”, #sóquenão. Revista USP, (102), 68-81. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i102p68-81

Edição

Seção

Dossiê Metrópoles