Djavan ou “De la musique avant toute chose ”

Autores

  • Ivan Siqueira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p37-44

Palavras-chave:

Djavan, estranhamento, estética musical

Resumo

Por meio do levantamento de questões estéticas e biográficas, o artigo busca analisar o método de composição do cancionista Djavan, tendo em vista o exame de algumas de suas apontadas singularidades: estranheza, prevalência de sonoridades sobre referência textual, assimetrias rítmicas e diversidade de influências – Bossa Nova, MPB, música nordestina, jazz e pop.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivan Siqueira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes.

    é professor da Escola de Comunicações e Artes da USP

Referências

BOLLOS, Liliana Harb. “Considerações sobre a Música Popular no Ensino Superior”, in Anais XVII. Encontro Nacional da Abem. São Paulo, Abem, 2008.

CHERNOFF, John Miller. African Rhythm and African Sensibility. Chicago/London, The University of Chicago Press, 1979.

DJAVAN. Songbook, vol. 2. Rio de Janeiro, Lumiar, 1997.

ELME, Marcelo; FERNANDES, Ângelo. “Canto Popular e Padronização Vocal”, in XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. São Paulo, 2014.

FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro à Sociedade de Classes. São Paulo, FFLCH-USP, 1964.

GALVÃO, Walnice Nogueira. “MPB: Uma Análise Ideológica”, in Saco de Gatos. São Paulo, Duas Cidades, 1976.

GAVA, José Estevam. A Linguagem Harmônica da Bossa Nova. São Paulo, Unesp, 2002.

GAVIN, Charles. “O Som do Vinil: Entrevista Djavan”. Canal Brasil. Disponível em: http://osomdovinil.org/djavan-luz-cbs-1982. Acesso em: 14/ago./2016.

MAMMI, Lorenzo. “João Gilberto e o Projeto Utópico da Bossa Nova”, in Novos Estudos Cebrap, n. 34, nov.1992.

MORIN, Edgar. “Não se Conhece a Canção”, in Abraham Moles et al. Linguagem da Cultura de Massas: Televisão e Canção. Petrópolis, Vozes, 1973.

REVISTA POP. “Abertura: Cadê o Novo?”. São Paulo, Abril, março de 1975. Disponível em: http://festivalesdempb.blogspot.com.br. Acesso em: 14/ago./2016.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e Representação. São Paulo, Abril Cultural, 1985.

SIQUEIRA, Ivan. Paulinho da Viola: O Caminho de Volta (Um Estudo Poético-Musical da Canção Popular Brasileira. Dissertação de mestrado. São Paulo, FFLCH-USP, 1999.

TATIT, Luiz. Musicando a Semiótica: Ensaios. São Paulo, Annablume, 1997.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Dossiê música popular brasileira na usp

Como Citar

SIQUEIRA, Ivan. Djavan ou “De la musique avant toute chose ”. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 111, p. 37–44, 2016. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i111p37-44. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/127598.. Acesso em: 16 abr. 2024.