Em busca dos direitos humanos

quem são os sujeitos?

Autores

  • Flávia Schilling Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação da USP
  • Carlota Boto Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação da USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i119p29-42

Palavras-chave:

direitos humanos, democracia, sujeito de direitos, igualdade, diversidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo debater a história e a atualidade das acepções de direito e de justiça nas lutas sociais que abarcaram as ideias de igualdade e de diversidade. Trabalharemos, como ponto de partida, com um artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos que orientará nossa reflexão, por revelar, de forma radical, os dilemas da igualdade e da diferença que permeiam os embates e as lutas sobre “quem” é o sujeito de direitos. Refletiremos, do ponto de vista histórico, sobre as conquistas relacionadas ao campo dos direitos humanos. Em seguida, levantaremos questões contemporâneas que abarcam o tema da democracia e dos procedimentos para obtenção da justiça, os quais ancoram uma sociedade pautada pela dimensão dos direitos humanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávia Schilling, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação da USP

    é professora associada de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da USP e coordenadora do Grupo de Pesquisas em Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do IEA-USP

  • Carlota Boto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação da USP

    é professora titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da USP

Downloads

Publicado

2018-11-06

Edição

Seção

dossiê direitos humanos

Como Citar

SCHILLING, Flávia; BOTO, Carlota. Em busca dos direitos humanos: quem são os sujeitos?. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 119, p. 29–42, 2018. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i119p29-42. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/151574.. Acesso em: 18 abr. 2024.