Televisões, nações e narrações: para uma revisão das identidades culturais em tempos de globalização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i61p30-39Downloads
Referências
ALASUUTARI, P. “Cultural Studies as a Construct”, in European Journal of Cultural Studies, vol 2(1), 1999.
ALBROW, M. The Global Age. Cambridge, Polity Press, 1996.
ALLEN, R. C. (ed.). Channels of Discourse. Chapel Hill, The University of North Caroline Press, 1992.
ANDERSON, B. Imagined Communities: Reflexions on the Origins and Spread of Nationalism. London, Verso, 1983.
ANG, Ien. Living Room Wars: Rethinking Media Audiences for a Postmodern World. London, Routledge, 1996.
APPADURAI, A. “Disjuncture and Difference in the Global Culture Economy”, in M. Featherstone, Global Culture. London, Sage, 1990.
______. Modernity at Large. Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1997.
BARKER, C. Television, Globalization and Cultural Identities. Buckingham, Open University Press, 1999.
BAUMAN, Z. La Società Dell’incertezza. Bologna, il Mulino, 1999a.
______. Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro, Zahar, 1999b.
______. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Zahar, 2001.
______. O Local da Cultura. Belo Horizonte, Ed.UFMG, 2001.
BECHELLONI, G. Televisione Come Cultura. Napoli, Liguori, 1995.
______. La Svolta Comunicativa. Napoli, Ipermedium, 2001.
BECK, U. Che cos’è la Globalizzazione. Rischi e Prospettive della Società Planetaria. Roma. Carocci, 1999.
______. La Società del Rischio. Roma, Carocci, 2000.
BHABHA, H. Nazione e Narrazione. Roma, Meltemi, 1997.
BUONANNO, M. Leggere la Fiction. Napoli, Liguori, 1996.
______. El Drama Televisivo. Barcelona, Gedisa, 1999.
CAMPANI, G. (ed.). La Rosa e lo Specchio. Saggi sull’Interculturalità. Napoli, Ipermedium, 1996.
CANCLINI, N. G. La Globalización Imaginada. Buenos Aires, Paidós, 2000.
CAREY, J. W. Media, Myths and Narratives. London, Sage, 1988.
DE LA GARDE, R. National Television Across Cultural Boundaries. Firenze, Hypercampo, 1997.
FISKE, J. e HARTLEY, J. Reading Television. London, Methuen, 1978.
GIDDENS, A. As Conseqüências da Modernidade. São Paulo, Ed. Unesp, 1991.
______. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro, Zahar, 2002.
GITLIN, T. Inside Prime-time. New York, Pantheon, 1983.
HALL, S. & du GAY, P. Question of Cultural Identity. London, Sage, 1997.
LIEBES, T. & KATZ, E. The Export of Meaning. Cross-cultural Reading of Dallas. Oxford, Oxford University Press, 1991.
LOPES, M. et al. Vivendo com a Telenovela: Mediações, Recepção e Teleficcionalidade. São Paulo, 2002.
LOPES, M. “A Telenovela Brasileira: uma Narrativa sobre a Nação”, in Revista Comunicação & Educação, 25. São Paulo, jan./abr./2003.
MARTÍN-BARBERO, J. De los Medios a las Mediaciones. Barcelona, Gustavo Gili, 1987.
MARTÍN-BARBERO, J. & REY, G. Los Exercicios del Ver. Barcelona, Gedisa, 1999.
MEYEROWITZ, J. Oltre il Senso del Luogo. Bologna, Baskerville, 1995.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Lisboa, Europa-América, 1986.
______. A Cabeça Bem Feita. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000.
MORLEY, D. & ROBINS, K. Spaces of Identity. London, Routledge, 1995.
NEWCOMB, H. La Televisione da Forum a Biblioteca. Milano, Sansoni, 1999.
PECCHINENDA, G. Dell’Identità. Napoli, Ipermedium, 1999.
ROWLAND, W. D. & WATKINS, B. (eds.). Interpreting Television. London,Sage, 1984.
TOMLINSON, J. Sentirsi a Casa nel Mondo. Milano, Feltrinelli, 1999.
WALLERSTEIN, I. Para Abrir as Ciências Sociais. Lisboa, Europa-América, 1996.
______. El Legado de la Sociologia, la Promesa de la Ciencia Social. Caracas, Nueva Sociedad, 1999.
WILLIANS, R. Television, Technology and Cultural Form. New York, Schocken Books, 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |