Educação a distância como prática educomunicativa: emoção e envolvimento na formação continuada de professores da rede pública

Autores

  • Ismar de Oliveira Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i55p56-69

Resumo

nulo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ismar de Oliveira Soares, Universidade de São Paulo

    Professor da ECA-USP, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e supervisor geral do curso de aperfeiçoamento em Linguagem Audiovisual na Escola - uma Ação Educomunicativa, promovido pela ECA-USP junto à rede pública estadual de educação.

Referências

BRAHLER, Jaime & JOHNSON, Emily. “Pedagogy: a Primer on Education Theory for Technical Professionals”, in Online Learning Resource, vol. 2, 1999 (http://www.microsoft.com/education/hed/online).

DERTOUZOS, Michael. O que Será, como o Novo Mundo da Informação Transformará Nossas Vidas. Tradução de Celso Nogueira. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.

GERBEM, K. The Saturated Self: Dilemmas of Identity in Contemporany Life. New York, Basic Books, 1991.

GIROUX, H. Teachers as Intellectual: Toward a Critical Pedagogy of Learning. South Hadley, MA, Bergin & Garvey, 1988.

HARPER, Christopher. And That’s the Way It Will Be. News and Information in a Digital World. New York, New York University Press, 1999.

HARRIS, Richard Jackson. A Cognitive Psychology of Mass Communication. New Jersey, Lawrence Erlbaun Associates, 1994.

LITWIN, Edith. “As Mudanças Educacionais: Qualidade e Inovação no Campo da Tecnologia Educacional”, in Edith Litwin (org), Tecnologia Educacional, Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.

LOUNSBERY, Richard. “New Features for Learning Management Systems”, in IMS, Global Learning Consortium, Inc (http://www.imsproject.org/feature/lms/lms.html).

MAGGIO, Mariana. “O Campo da Tecnologia Educacional: Algumas Propostas para a sua Reconceitualização”, in E. Litwin (org.), Tecnologia Educacional, Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997, p. 12.

NEGROPONTE, Nicholas. Being Digital. New York, Alfred Knopf, 1995.

OKRENT, Daniel. “Raising Kids Online. What Can Parents Do?”, in Times, 10/5/1999.

PALLOFF, Rena & PRATT, Keith. Building Learning Communities in Cyberspace. San Francisco, Jossey-Bass Publishers, 1999.

POSTMAN, N. Technology. The Surrender of Culture to Technology. New York, Knopf, 1993.

SCHAUN, Angela. “Educomunicadores como Agentes de Transformação: uma Perspectiva Ética da Inter-relação Comunicação/Educação”, in Mídia & Educação, Brasília, MEC, 2000, pp. 19-21.

SOARES, Ismar de Oliveira. “Comunicação/Educação: a Emergência de um Novo Campo e o Perfil de seus Profissionais”, in Contato, Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação, ano I, no 2, Brasília, 1999, pp. 19-72.

________. “Educomunicação: um Campo de Mediações”, in Comunicação & Educação, ano VII, no 19, São Paulo, ECA -USP/Editora Segmento, set.-dez./2000, pp. 12-24.

________. “Educomunicación: Comunicación y Tecnologías de la Información en la Reforma se la Enseñanza Americana”, in Diálogos de Felafacs, no 59-60, Lima, Peru, octubre/2000b, pp. 137-52.

________. “La Comunicación/Educación como Nuevo Campo de Conocimiento”, in Carlos Eduardo Valderrama, Comunicación-Educación, Coordinadas, Abordajes y Travesías. Bogotá, Universidad Central, 2000c, pp. 27-47.

Downloads

Publicado

2002-11-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Educação a distância como prática educomunicativa: emoção e envolvimento na formação continuada de professores da rede pública. (2002). Revista USP, 55, 56-69. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i55p56-69