A etnografia musical como meio de desenvolvimento artístico: um relato

Autores

  • Chico Saraiva Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p89-98

Palavras-chave:

etnografia, violão, canção, processos de criação musical, etnomusicologia

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre a etnografia musical desenvolvida na dissertação de mestrado intitulada Violão-Canção: Diálogos entre o Violão Solo e a Canção Popular do Brasil. Baseado em entrevistas com sete mestres referenciais no campo estudado – João Bosco, Sérgio Assad, Luiz Tatit, Paulo Bellinati, Paulo César Pinheiro, Marco Pereira e Guinga –, o trabalho se desenvolve por meio dos pontos de contato entre os campos do violão e da canção, bem como entre as esferas de realização artística e científica, se valendo tanto de recursos próprios da música erudita – ligada à partitura e à tradição escrita – quanto de recursos correntes no âmbito da canção popular, que vê na gravação em áudio e vídeo um suporte efetivo. Assim, o projeto gera um aparato próprio de ferramentas que vêm formatando o conteúdo de seus desdobramentos, que aos poucos são lançados, tais como o filme, o livro e o site. 

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Biografia do Autor

  • Chico Saraiva, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes.

    é compositor, violonista, cantor e mestre em Música pela ECA-USP

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Dossiê música popular brasileira na usp

Como Citar

SARAIVA, Chico. A etnografia musical como meio de desenvolvimento artístico: um relato. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 111, p. 89–98, 2016. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i111p89-98. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/127604.. Acesso em: 19 abr. 2024.