Etnografia e pesquisa em cibercultura: limites e insuficiências metodológicas

Autores

  • Adriana Amaral Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i86p122-135

Palavras-chave:

metodologia, etnografia, cibercultura

Resumo

O presente trabalho visa discutir abordagens etnográficas (ou de inspiração etnográfica) e práticas metodológicas da pesquisa qualitativa localizadas nos estudos empíricos sobre cibercultura, com ênfase nas culturas, práticas comunicacionais e relações sociais emergentes. Tais aproximações são observadas em sua complexidade e limitações, a partir de experiências de pesquisa e no design da construção do campo (Markham & Baym, 2009).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Amaral, Universidade Tuiuti do Paraná

    é professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná.

Referências

AMARAL, A. “Categorização dos Gêneros Musicais na Internet – Para uma Etnografia Virtual das Práticas Comunicacionais na Plataforma Social Last.fm”, in J. Freire Filho; M. Herschmann (orgs.). Novos Rumos da Cultura da Mídia. Indústrias, Produtos e Audiências. Rio de Janeiro, Mauad, 2007, pp. 227-42.

AMARAL, A. “Autonetnografia e Inserção Online: o Papel do Pesquisador- Insider nas Práticas Comunicacionais das Subculturas da Web”, in Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, v. 11, 2009, p. 14-24. Disponível em: http://www.fronteiras.unisinos. br/pdf/62.pdf . Acesso: 5/12/2009.

AMARAL, A.; NATAL, G.; VIANA, L. “Netnografia como Aporte Metodológico da Pesquisa em Comunicação Digital”, in Revista Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 2, n. 20, dez./2008, pp.34-40. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/4829/3687. Acesso: 20/1/2010.

ARDÈVOL, E. et al. “Media Practices and the Internet: Some Reflections Through Ethnography”, in Presentación en el Simposio del XI Congreso de Antropología de la FAAEE. Donostia, 10-13 de septiembre de 2008. Disponível em: http://www.slideshare.net/Estalella/towards-an-ethnography-of-new-media-practices-reflections-through-field-experiencepresentation?src=embed. Acesso: 1/2/2010.

BRILL, D. Goth Culture. Gender, Sexuality and Style. New York, Berg, 2008.

DANN, S.; FORREST, E. Webnography. Developing Unobstrusive Online Research. Disponível em: http://www.cbpp.uaa.alaska.edu /afef/webnography.htm. Acesso: 19/8/2009.

DENZIN, N. K. “Prologue: Online Environments and Interpretative Social Research”, in Mark D. Johns; Shing-Ling S. Chen; G. Hall. Online Social Research. Methods, Issues & Ethics. New York, Peter Lang, 2004, pp. 1-12.

DUARTE, R. Práticas Comunicacionais e Sociais dos Cosplayers no Brasil: uma Análise dos Processos Online e Offline através do Orkut. Dissertação de mestrado (Comunicação e Linguagens). Curitiba, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná, 2008.

ELM, M. “How do Various Notions of Privacy Influence Decisions in Qualitative Internet Research?”, in A. Markham; N. Baym. Internet Inquiry. Conversations About Method. Los Angeles, Sage, 2009.

ESCOBAR, A. “Welcome to Cyberia. Notes on the Anthropology of Cyberculture”, in Current Anthropology, v. 35, n. 3, June/1994, pp. 211-31. Disponível em: http://www.unc.edu/~aescobar/text/eng/arturowelc.pdf. Acesso: 25/1/2009.

ESS, C. Digital Media Ethics. Cambridge, Polity Press, 2009.

GUTIERREZ, S. “A Etnografia Virtual na Pesquisa de Abordagem Dialética em Redes Sociais On-line”, in 32ª Reunião Anual da Anped. Caxambu. Sociedade, Cultura e Educação: Novas Regulações?Rio de Janeiro, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2009. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT16-5768--Int.pdf . Acesso: 25/12/09.

HAKKEN, D. Cyborgs @ Cyberspace?: An Ethnographer Looks Into the Future. New York, Routledge, 1999.

HARAWAY, D. Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature. New York, Routledge, 1991.

HINE, C. Virtual Ethnography. London, Sage, 2000.

______ (ed.). Virtual Methods. Oxford, Berg, 2005.

______. “How Can Qualitative Internet Researchers Define the Boundaries of Their Project?”, in A. Markham; N. Baym. Internet Inquiry. Conversations About Method. Los Angeles, Sage, 2009, pp. 1-20.

HODKINSON, P. “‘Insider Research’ in the Study of Youth Cultures”, in Journal of Youth Studies, v. 18, 2005, pp.131-49.

JANKOWSKI, N.; VAN SELM, M. “Epilogue: Methodological Concerns and Innovations in Internet Research”, in C. Hine (ed.). Virtual Methods. Oxford, Berg, 2005, pp. 199-208.

JENKINS, H. Fans, Bloggers and Gamers. Exploring Participatory Culture. New York, New York University Press, 2006.

JOHNS, M. D.; CHEN, S.; HALL, G. Online Social Research. Methods, Issues & Ethics. New York, Peter Lang, 2004.

JONES, S. (ed). Doing Internet Research. Critical Issues and Methods for Examining the Net. London, Sage, 1999.

KENDALL, L. “How Can Qualitative Internet Researchers Define the Boundaries of Their Project? A Response to Christine Hine”, in A. Markham; N. Baym. Internet Inquiry. Conversations About Method. Los Angeles, Sage, 2009, pp.21-5.

KOZINETS, R. V. Netnography: Doing Ethnographic Research Online. London, Sage, 2010.

MARKHAM, Annette. Life Online: Researching Real Experience in Virtual Space. Walnut Creek, Altamira Press, 1998.

MARKHAM, A.; BAYM, N. Internet inquiry. Conversations about method. Los Angeles, Sage, 2009.

MITSUISHI, Y. “Entre Graphos e Ethos: uma Abordagem Crítica a Etnografia Virtual”, in J. Ribeiro; S. Bairon (orgs.). Antropologia Visual e Hipermídia. Lisboa, Afrontamento, 2007. Disponível em: http://realidadesintetica.com/pdfs/mitsuishi_ymgraphosethos.pdf. Acesso: 5/11/2009.

MONTARDO, S. “Redes Temáticas na Web e Biossocialidade On-line”, in GT Comunicação e Cibercultura do XVIII Encontro da Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. Belo Horizonte PUCMG, junho de 2009. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1022.pdf. Acesso: 5/11/2009.

______; ROCHA, P.J. “Netnografia: Incursões Metodológicas na Cibercultura”, in Revista E-compós, Revista Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, vol. 4. Brasília, dezembro de 2005. Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/55/55. Acesso: 2/8/2007.

NATAL, G. Comunicação e Construção de Perfis de Consumo e Identidades na Internet: a Marca Mary Jane. Dissertação de mestrado (Comunicação e Linguagens). Curitiba, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.

ORGADI, S. “How Can Researchers Make Sense of the Issues Involved in Collecting and Interpreting Online and Offline Data?”, in A. Markham; N. Baym. Internet Inquiry. Conversations About Method. Los Angeles, Sage, 2009, pp. 33-53.

RHEINGOLD, Howard. The Virtual Community: Surfing the Internet. Cambridge, MIT Press, 1993.

RUBY, J. “¿Son los Medios Interactivos Una Alternativa a los Filmes Etnográficos?”, in Enl@ce: Revista Venezolana de Información, Tecnología y Conocimiento, 6 (3), dez./2009, pp. 81-93. Disponível em: http://revistas.luz.edu.ve/index.php/enlace/article/viewFile/3257/3143. Acesso:

/2/2010.

RYAN, J. The Virtual Campfire: an Ethnography of Online Social Networking. Dissertação de mestrado. Dissertação (Antropologia). Connecticut, Wesleyan University, 2008. Disponível em: http://www.thevirtualcampfire.org/virtualcampfire.htm. Acesso: 5/1/2010.

SÁ, S. “Netnografias nas Redes Digitais”, in J. L. Prado Crítica das Práticas Midiáticas. São Paulo,

Hacker, 2002.

STERNE, J. “Thinking the Internet: Cultural Studies Versus the Millennium”, inJ. Steve (ed). Doing Internet Research. Critical Issues and Methods for Examining the Net. London, Sage, 1999, pp. 257-83.

STONE, A. R. “Will the Real Body Please Stand Up? Boundaries Stories About Virtual Cultures”, in M. Benedikt (ed). Cyberspace: First Steps. Cambridge, MIT Press, 1991.

STRANGELOVE, M. “Virtual Video Ethnography: Towards a New Field of Internet Cultural Studies”, in Revista Interin, n. 3, junho de 2007. Disponível em: http://www.utp. br/interin/artigos/art_livre_01_strangelove.pdf. Acesso: 20/6/2007.

TURKLE, S. Life on the Screen: Identity in the Age of the Internet. New York, Touchstone, 1997.

TURNER, F. From Counterculture to Cyberculture. Stewart Brand, the Whole Earth Network and the rise of the Digital Utopianism. Chicago, The University of Chicago Press, 2006.

VIANA, L. Música na Cibercultura: Reconfiguração da Estrutura do Mercado a partir da Desintermediação do Funk Brasileiro e sua Produção em Rede. Dissertação de mestrado (Comunicação e Linguagens). Curitiba, Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.

WARD, M. “Thoughts on Bloggin as an Ethnographic Tool”, in Annual Ascilite Conference: Who’s Learning? Whose Technology?, 23. Sydney, The University of Sydney, 2006, pp. 843-51. Disponível em: http://www.ascilite.org.au/conferences/sydney06/proceeding/pdf_papers/p164.pdf. Acesso: 18/1/2008.

WILLIAMS, R. Television and Social Form. London, Fontana, 1974.

WINKIN, Y. A Nova Comunicação. Da Teoria ao Trabalho de Campo. Campinas, Papirus, 1998.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Etnografia e pesquisa em cibercultura: limites e insuficiências metodológicas . (2010). Revista USP, 86, 122-135. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i86p122-135