Constituição e criação: o problema da representação

  • André Toledo Porto Alves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Departamento de Ciências Políticas
Palavras-chave: Política, Linguagem, Representação, Legitimidade, Constituição, Criação.

Resumo

Há uma crescente insatisfação nos últimos anos relativa à política, de uma maneira geral, e aos governos e governantes, de maneira específica. Tal circunstância é expressa em um aumento no número de protestos e na quantidade e variedade das pessoas que protestam. Tal movimento é bastante abrangente, tendo ocorrido na maioria dos países e independe do regime político. No cerne deste movimento emergente está o sentimento de não representatividade, possivelmente enraizado em uma ilegitimidade ainda mais profunda e que demanda um questionamento acerca da própria experiência e existência humana, as quais se colocam em xeque pela instrumentalização esvaziante da política e da linguagem, do poder pelo poder e da persuasão pela persuasão, não bastando a mera legalidade de um determinado sistema normativo. Se no âmbito da história política moderna encontra-se o conceito de representação, independentemente da atribuição em casos específicos ou valoração conjectural de tal conceito, então, o mundo encontra-se em grave risco, diante de uma mediocridade amorfa e uma violência silente, que, a despeito de poderem conviver por determinado período com estruturas e instituições mais ou menos representativas, impedem o movimento de representatividade essencial. Assim, faz-se necessário uma compreensão profunda do conceito de representação e de sua realização prática por meio do direito, da política e da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Toledo Porto Alves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Departamento de Ciências Políticas
Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito) e Doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Departamento de Ciências Políticas)
Publicado
2017-06-09
Como Citar
Alves, A. (2017). Constituição e criação: o problema da representação. Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 111, 487-502. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/133526
Seção
Trabalhos Acadêmicos de Pós-Graduação