A fantástica filosofia grega clássica dos séculos VIII-V A.C. A Grécia e os mosteiros. O surgimento do direito

Autores

  • Antonio Augusto Machado de Campos Neto Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v112i0p27-81

Palavras-chave:

Os primeiros filósofos, Os sofistas, Os belos mosteiros gregos, O surgimento do Direito e a colaboração democrática grega.

Resumo

Não há precisão alguma ou correta na História da Humanidade do início da História do Pensamento, no intuito do saber a origem de todas as coisas. As tentativas nasceram por meio da filosofia, palavra grega que se traduz por Amor ao Conhecimento. O fio inicial da mediação que se indaga há séculos parte de grupo de pensadores dos séculos VI a.C. e V a.C., como Sócrates, da Grécia, o indiano Buda e do chinês Lao-tsé. Entrementes, nascidos na civilização helênica, surge os primeiros filósofos autores de fantástica filosofia elaborada por Tales, Anaximandro e Anaxímenes, denominados “Trio da Jônia” e classificados pela autoridade de Aristóteles de “os pré-socráticos” por terem vindo antes de Sócrates, no final do século VII a.C., e meados do século VI a.C. Do conjunto dos seus pensamentos, restaram interpretações formuladas por outros filósofos que passaram a estudar os ensinamentos da Academia criada por eles, a Escola de Mileto. Mais tarde, fins do século VI a.C., o pensamento filosófico se transfere da Jônia para a Magna Grécia, composto por grupo de pitagóricos. Mais adiante, explosivo leque de sabedoria: os sofistas e a relativização da verdade, culminando em Sócrates - o homem das indagações -, Platão, Pitágoras e Aristóteles. Participam do elenco Parmênides, Zenão de Eleia, Heráclito, Anaxágoras, Demócrito, Protágoras e Górgias. Os seguidores de uma Religião desejam seguir o código moral de sua fé, ou ética, o máximo possível, além de incluir instruções sobre observância de princípios; a Religião ensina o respeito ao próximo e a ajudar os necessitados. Dada a turbulência religiosa desta época antiga, um grupo de homens decide abandonar as cidades e a se refugiar em montanhas gregas desenhadas pelas erupções vulcânicas, surgindo os mais belos mosteiros da História da Civilização, a maioria localizada em montanhas das mais altas nas terras gregas. Não há refutação de que a Grécia nos presenteia ao orgulho de se fazer parte da Humanidade, na importância da Ciência do Conhecimento trazida ao homem moderno como ao convite de se visitá-la... antes de morrer!

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Augusto Machado de Campos Neto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Ex-Chefe do Serviço Técnico de Imprensa e Propaganda da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Referências

ARISTÓTELES. A ética de Nicômaco. Tradução de Cássio M. Fonseca. São Paulo: Athena, 1940. (Biblioteca Clássica, v. 33).

______. A política. Tradução de Nestor Silveira. São Paulo: Edipro, 2010. v. 11. (Coleção Folha: livros que mudaram o mundo).

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. A teoria aristotélica da Justiça. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 92, p. 53-73, jan./dez., 1997.

______. Curso de filosofia aristotélica: leitura e interpretação do pensamento aristotélico. São Paulo: Editora Manole Ltda., 2003.

______; ALMEIDA, Guilherme Assis de. Curso de filosofia do direito. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

CAMPOS NETO, Antonio Augusto Machado de. O Confucionismo, Budismo, Taoismo e Cristianismo. O Direito chinês. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v.110, p. 67-94, jan./dez., 2015.

______. O cristianismo. O direito canônico. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 105, p. 39-77, jan./dez., 2010.

______. O cristianismo ortodoxo. O Direito Russo. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 109, p. 75-105, jan./dez., 2014.

______. O hinduísmo. O direito hindu. O direito indiano. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 104, p. 71-111, jan./dez., 2009.

______. O judaísmo. O direito talmúdico. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v.103, p. 27-67, jan./dez., 2008.

CICCO, Cláudio. Direito, cidadania e justiça. São Paulo: Editora Forense, 1985.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. A história da mitologia judaico-cristã: uma teoria sobre as religiões reveladas servida por uma antologia comentada de autores seletos. São Paulo: Noeses, 2010.

CONDÉ, Bertho. Roteiro de história da filosofia. São Paulo: Editora Piratininga, 1989.

CRETELLA JÚNIOR, José. Curso de filosofia do direito. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1990.

DURANT, Will. A história da filosofia. Organização e redação de Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Nova Cultural, 2009. (Coleção Os Pensadores).

FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2014.

GALVES, Carlos Nicolau. Manual de filosofia do direito. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1995.

GARCÍA MORENTE, Manuel. Fundamentos de filosofia: lições preliminares. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1980.

GUTHRIE, William Keith Chmabers. Os sofistas. Tradução de João Rezende Costa. São Paulo: Editora Paulus, 1995.

HILL, Jonathan. História do cristianismo. 1. ed. Tradução de Rachel Kapt Cunha, Juliana A. Saad e Marcos Capano, São Paulo: Editora Rosari, 2008.

KARDEC, Allan. O Livro dos espíritos. Tradução de José Herculano Pires. 10. ed. São Paulo: Editora FEESP, 2001.

______. Obras póstumas. Tradução de João Teixeira de Paula. São Paulo: Editora Lake, 1995.

KRAUS, René. Sócrates, sua vida pública e particular. 2. ed. Tradução de Marina Guaspari. Rio de Janeiro: Editora Vecchi, 1961.

MARÍAS, Julián. Biografia da filosofia e ideia da metafísica. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1988.

______. História da filosofia. Porto: Sousa & Almeida Ltda., 1989.

MICHAELIS, Henriette. Illustrated dictionary. Rio de Janeiro: Editora Melhoramentos, 2010.

MONTORO, André Franco. Estudos de filosofia do direito. 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1995.

NAVARRO, Julia. A Bíblia de barro. Tradução de Luís Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2006.

PADOVANI, Umberto; CASTAGNOLA, Luís. História da filosofia. São Paulo: Editora Companhia Melhoramentos, 1989.

PIRES, José Herculano. Astronautas do além. 3. ed. São Paulo: Editora Grupo Emmanuel, 1983.

______. Revisão do cristianismo. São Paulo: Editora Paidéia, 1990.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999. (Coleção Os Pensadores).

______. Platão. Apologia de Sócrates, o banquete e Fedro. Tradução de Edson Bini e Albertino Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2010. v. 5. (Coleção Folha: livros que mudaram o mundo).

QUEIROZ, José Fleurí. Educação como direito e dever: a luz da filosofia e do direito natural. São Paulo: Mundo Jurídico, 2003.

QUEIROZ, José Fleurí. Filosofia do direito. ‘A justiça pura e completa’. Código de direito natural espírita. Projeto para aperfeiçoamento das leis civis e penais. São Paulo: Mundo Jurídico, 2006.

REALE, Miguel. Filosofia do direito. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 1996.

SÃO MARCOS, Manoel P. Noções de história da filosofia. Apostila: 1º ano do curso de filosofia espírita: área de ensino. São Paulo: Editora Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP), 1993.

WILKINSON, Philip. O livro ilustrado das religiões. O fascinante universo das crenças e doutrinas que acompanham o homem através dos tempos. São Paulo: Editora Publifolha, 2000.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos

Como Citar

A fantástica filosofia grega clássica dos séculos VIII-V A.C. A Grécia e os mosteiros. O surgimento do direito. (2018). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 112, 27-81. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v112i0p27-81