Amianto, meio ambiente do trabalho e responsabilidade civil do empregador

Autores

  • Guilherme Guimarães Feliciano Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v112i0p163-186

Palavras-chave:

Amianto, Meio ambiente do trabalho, Poluição labor-ambiental, Responsabilidade civil do empregador.

Resumo

Em que pese sua ampla utilização nos mais variados processos industriais, em diversos países, o amianto é uma substância comprovadamente nociva à saúde humana. Observando essa contradição entre o emprego do amianto nos processos produtivos e, portanto, sua presença no meio labor-ambiental, frente ao conhecimento de seus riscos, este artigo tem como objetivo compreender como se dá a responsabilidade civil do empregador pelo meio ambiente do trabalho, especialmente quando se vale do amianto na atividade econômica que empreende. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, neste texto, discorre-se sobre meio ambiente do trabalho a partir de uma abordagem propedêutica, traçando linhas conceituais, bem como os princípios jurídicos que balizam seu estudo e tratamento jurídico; apuram-se os males causados pelo uso do amianto no trabalho e as possibilidades regulatórias do tema, com atenção à análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pela Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (ANAMATRA) e Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e para o julgamento, pelo Superior Tribunal Federal (STF), sobre a proibição da utilização do amianto no Brasil; estuda-se a responsabilidade civil do empregador em casos de desequilíbrio labor-ambiental em função do amianto. Em sede conclusiva, destaca-se a necessidade de proteção labor-ambiental a partir de mecanismos preventivos em face de acidentes e doenças oriundos do trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Guimarães Feliciano, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    O Autor é Professor Associado II do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté/SP. Livre-Docente em Direito do Trabalho pela FDUSP. Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutor em Direito Penal pela FDUSP. Coordenador da Pós-Graduação “stricto sensu” em Direito e Processo do Trabalho da Universidade de Taubaté.

  • Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    A Coautora é Doutoranda em Direito pelo Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. Amianto: prevenção e fatores de risco. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/prevencao-fatores-de-risco/amianto>. Acesso em: 13 set. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. Coordenação Geral de Ações Estratégicas, Coordenação de Prevenção e Vigilância, Área de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e ao Ambiente. Fátima Sueli Neto Ribeiro (Org.). Diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho. Rio de Janeiro: Inca, 2012b. Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/diretrizes_cancer_trabalho.pdf>.

BRASIL. Pelo menos 19 tipos de câncer podem estar relacionados ao trabalho. Rio de Janeiro: [s.n.], 2012a. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/comunicacaoinformacao/site/home/sala_imprensa/releases/2012/pelo_menos_19_tipos_cancer_podem_estar_relacionados_trabalho>. Acesso em: 11 set. 2017.

CLERC, J. M. Training as an instrument of a strategy for the improvement of working conditions and environment. International Labour Review, v. 121, 1982, p. 565.

DERANI, Cristiane. Direito ambiental econômico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

FELICIANO, Guilherme Guimarães. Meio ambiente do trabalho: aspectos gerais e propedêuticos. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Campinas, n. 20, 2002.

FELICIANO, Guilherme Guimarães. O meio ambiente do trabalho e a responsabilidade civil patronal: reconhecendo a danosidade sistêmica. In: FELICIANO, Guilherme Guimarães; URIAS, João (Coord.). Direito ambiental do trabalho. Apontamentos para uma teoria geral: saúde, ambiente e trabalho: novos rumos da regulamentação jurídica do trabalho. São Paulo: LTr, 2013. v. 1. p. 11-25.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 18 ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Malheiros, 2010.

MARANHÃO, Ney Stany Morais. Meio ambiente do trabalho: descrição jurídico-conceitual. In: FELICIANO, Guilherme Guimarães (Coord.) et al. Direito ambiental do trabalho: apontamentos para uma teoria geral. São Paulo: LTr, 2017. v. 3.

MELO, Raimundo Simão de. Direito ambiental do trabalho e a saúde do trabalhador. 5 ed. São Paulo: LTr, 2013.

OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH ADMINISTRATION. Asbestos. OSHAFactSheet, 2014. Disponível em: <https://www.osha.gov/Publications/OSHA3507.pdf>.

OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção jurídica à saúde do trabalhador. 2 ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: LTr, 1998.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972. 1972. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Meio-Ambiente/declaracao-de-estocolmo-sobre-o-ambiente-humano.html>. Acesso em: 10 set. 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração do Rio sobre meio ambiente e desenvolvimento. 1992. Disponível em: <http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/rio92.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Asbesto crisotilo. 2015. Disponível em: <http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/178803/1/9789243564814_spa.pdf?ua=1&ua=1>. Acesso em: 11 set. 2017.

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Eliminación de las enfermedades relacionadas con el asbesto. 2016. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs343/es/>. Acesso em: 12 set. 2017.

PADILHA, Norma Sueli. Do meio ambiente do trabalho equilibrado. São Paulo: LTr, 2002.

PADILHA, Norma Sueli. Meio ambiente do trabalho: um direito fundamental do trabalhador e a superação da monetização do risco. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, v. 79, n. 4, p. 173-182, out./dez. 2013.

PRIEUR, Michel. Droit de l’environnement. 4. ed. Paris: Dalloz, 2001.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos

Como Citar

Amianto, meio ambiente do trabalho e responsabilidade civil do empregador. (2018). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 112, 163-186. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v112i0p163-186