As competições de julgamento simulado como instrumento de ensino jurídico

a experiência da atividade de cultura e extensão “atuação em sistemas regionais e globais de direitos humanos” da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

  • Carolina Bonini Bianchini
  • Letícia Machado Haertel
Palavras-chave: Competições de julgamento simulado, Direito Internacional, Direitos Humanos, Ensino jurídico

Resumo

O presente trabalho visa a apresentar o papel das competições de julgamento simulado, i.e. Moot Court Competitions, na educação em Direito Internacional dos Direitos Humanos (“DIDH”). Para isso, apresentar-se-á a experiência da Atividade de Cultura e Extensão da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) “Atuação em Sistemas Regionais e Globais de Direitos Humanos”, a qual, além de promover o ensino do DIDH, envia anualmente competidores para três competições internacionais: a Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, a Price Media Law Moot Court Competition e a Nelson Mandela World Human Rights Moot Court Competition.

A fim de que se pudesse mensurar o impacto de tais competições no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades dos alunos de graduação da FDUSP, foi aplicado um questionário a todos os estudantes que participaram de ao menos uma das competições oferecidas pelo grupo entre 2009 e 2017. No questionário, foi solicitado aos alunos que se autoavaliassem sobre diversas habilidades, antes e depois da participação nas competições. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados da pesquisa empírica, concluindo pela efetividade das competições de julgamento simulado como instrumento de ensino.

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Publicado
2018-12-21
Como Citar
Bianchini, C. B., & Haertel, L. M. (2018). As competições de julgamento simulado como instrumento de ensino jurídico. Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 113, 737-759. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v113i0p737-759
Seção
Trabalhos Acadêmicos de Graduação