Filosofia e teologia

Autores

  • Antonio Carlos de Campos Pedroso

Palavras-chave:

Filosofia, Antropologia Filosófica, Autotranscendência, Interpretação teocêntrica da autotranscendência, Teoria Natural.

Resumo

O texto visa destacar os critérios epistemológicos que permitem relacionar o conhecimento filosófico ao conhecimento teológico de Deus. Demonstra que ambos os aspectos da pesquisa sobre Deus são pertinentes e complementares. O conhecimento filosófico de Deus decorre dos resultados da Metafísica e da Antropologia Filosófica. O ser humano atinge à Causa Final através do "longo peregrinar" (a expressão é de Bochenski) pelo reino dos entes finitos. O conhecimento teológico de Deus decorre da revelação. O teólogo, por via discursiva, através de reflexão metódica sobre os dados da Bíblia, pretende chegar à uma explicação parcial de Deus. O conhecimento da primeira espécie provém da razão; o da segunda, é obra da fé. Mas os estudos não são antinômicos porque entre a razão e a fé não pode haver conflito. É que, como salienta Béla Weissmahr, "o conhecimento derivado da revelação divina contém como seu elemento essencial o conhecimento de Deus que surge mediante o emprego da inteligência". Logo a Teologia só pode acrescentar saberes mais elevados à Filosofia. O conhecimento filosófico fica, assim, devidamente demarcado. Ele não se confunde com o conhecimento empírico ou o conhecimento científico. Muito menos com o de natureza teológica. O texto ressalta este último aspecto, procurando evidenciar a autonomia da Filosofia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1987-01-01

Edição

Seção

Não definido

Como Citar

Filosofia e teologia. (1987). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 82, 14-27. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67091