O fim do Estado

Autores

  • Alessandro Diaféria

Palavras-chave:

Conceito e Fim de Estado, Anarquismo, Teorias político- filosófícas.

Resumo

O trabalho mostra, a partir da análise de um texto de Norberto Bobbio, numa visão simples e objetiva, os aspectos básicos de alguns dos mais polêmicos temas referentes à Teoria do Estado. Eles são abordados de maneira sintética, favorecendo, assim, melhor entendimento do contexto formulado. Entretanto, foi realizado referência ao final do Estado, pois é este, sem sombra de dúvida, um dos mais controvertidos tópicos concernentes a essa matéria, sendo, inclusive, fonte de várias teorias como o Anarquismo, a Tecnocracia, o pensamento de Marx e Engels e o Estado como mal necessário a título de exemplo. Além disso, tentamos transferir uma certa dose de saber teórico à atual situação do País, objetivando, outrossim, estabelecer comparativos entre o arcabouço teórico e a realidade prática do Brasil de hoje.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Alaôr Caffé. Estado e ideologia : aparência e realidade. São Paulo, Brasiliense, 1987.

ARRUDA, Maria Lúcia Aranha & PIRES, Maria Helena. Filosofando.

BOBBIO, Norberto. Estados, governos e sociedade : para uma teoria geral de política. Trad. Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1987.

______. Sociedade e Estado na filosofia política moderna. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo, Brasiliense, 1986.

CHEVALIER, Jean-Jacques. As grandes obras políticas de Machiavel a nossos dias

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 14 ed. São Paulo, Saraiva, 1989.

MATOS, Olgaria. Rousseau : uma arqueologia da desigualdade

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 4. ed. Trad. Conceição Jardim e Eduardo Lúcio Nogueira. Portugal Brasil, Ed. Presença, 1980. 2v.

Downloads

Publicado

1990-01-01

Edição

Seção

Não definido

Como Citar

O fim do Estado. (1990). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 84(84-85), 320-330. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67148