Adoção internacional: valor e importância das Convenções Internacionais vigentes no Brasil

Autores

  • Georgette Nacarato Nazo

Palavras-chave:

Adoção nacional e adoção internacional, Legitimação adotiva, Conflitos da adoção internacional, Proteção na adoção internacional.

Resumo

Este estudo se inicia observando que, além dos problemas existentes nas relações humanas entre aqueles que decidem adotar e os que são adotados, há outros problemas que envolvem o conflito internacional de leis. Em seguida, a autora demonstra que, a nível nacional, somente com a vigência da Constituição brasileira de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, é que a questão da adoção da criança e do adolescente recebeu o tratamento que merece. Na seqüência, o estudo demonstra que as convenções internacionais têm sido a solução encontrada pelos Estados soberanos para solucionar os conflitos internacionais de leis. Assim, aborda detalhadamente três Tratados Internacionais que colaboram para uma melhor administração da justiça e da tutela dos interesses e direitos das crianças e dos adolescentes. Estes Tratados também enfatizam a cooperação judiciária internacional: Convenção de Cooperação Judiciária em matéria civil, comercial, trabalhista e administrativa Brasil-França, Convenção Interamericana sobre conflitos de leis em matéria de adoção de menores, assinada em La Paz e a Convenção de Cooperação Internacional e Proteção de Crianças e Adolescentes em matéria de adoção internacional, concluída em Haia. Tendo em vista que a defesa dos direitos das crianças e adolescentes é primordial, além das convenções interestatais de cooperação judiciária, as recomendações do Instituto de Direito Internacional (que visam uniformizar o enfoque de determinadas matérias) e as entidades internacionais de adoção receberam atenção especial pela autora. Ao final, conclui que, se o ordenamento jurídico interno brasileiro for respeitado, a adoção internacional surge como opção real a ser considerada pelos Juizados da Infância e Adolescência a fim de que tais jovens possam ter seus direitos respeitados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Não definido

Como Citar

Adoção internacional: valor e importância das Convenções Internacionais vigentes no Brasil. (1997). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 92, 301-320. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67367