Liberdade e ação na teoria política de Hannah Arendt

Autores

  • Eduardo Carlos Bianca Bittar Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Samuel Rodrigues Barbosa Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Liberdade exterior, Liberdade do interior, Ontologia da liberdade.

Resumo

Uma proposta sobre a liberdade do exterior e a liberdade do interior, segundo Hannah Arendt, além de uma nova ontologia da liberdade. Esses são os temas abordados pelos autores que, neste trabalho, se esforçam para dirigir as idéias da filósofa de origem alemã e formação judaica, quanto ao aparecimento da liberdade extraída de seus textos sublimes, tais como "A Vida do Espírito" e "Entre o Passado e o Futuro".

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Carlos Bianca Bittar, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Doutorando pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

  • Samuel Rodrigues Barbosa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Doutorando pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. de Mauro W Barbosa de Almeida. 2ª ed., São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer e o julgar. Trad. de Antônio Abranches, Cesar Augusto R. de Almeida e Helena Martins. 2ª ed., Rio de Janeiro: Editora Relume Dumará, 1993.

______. A condição humana. Trad. de Roberto Raposo. 4ª ed., Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1988.

BITTAR, Eduardo C. B. La reconstruction des droits humains d'après Celso Lafer: points de repère pour l'étude de la problématique de la rupture totalitaire, in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, v. 90, São Paulo, 1995, pp. 399-410.

BLUMEMBERG, Hans. Il riso della donna di Tracia: una preistoria della teoria. Trad. de Bruno Argenton. Bologna: Il Mulino, 1988.

FERRAZ JR., Tércio Sampaio. La noción aristotélica de justicia, in Atlântica, Madrid, III/166-194, março-abril, 1969.

JAEGER, Werner. Sobre el origen y la evolución del ideal filosofico de la vida: Apêndice I à obra Aristoteles, Trad. de José Gaos, México, Fondo de Cultura Económica, 1992, pp. 467-515.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Não definido

Como Citar

Liberdade e ação na teoria política de Hannah Arendt. (1999). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 94, 339-346. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67447