O reinado de D. Manuel e as Ordenações Manuelinas

Autores

  • Luiz Carlos de Azevedo

Palavras-chave:

D. Manuel, Reinado, Estilo, Cultura, Política interna e externa.

Resumo

No ensejo das comemorações dos quinhentos anos da descoberta do Brasil, importa considerar o seu primeiro governante, D. Manuel I, e a legislação que leva o seu nome. Colocam-se em relevo aspectos mais importantes de seu reinado, no âmbito da política interna e externa, bem como a vivência sócio-cultural contemporânea ao século XVI. Segue o exame das inovações, correções e acréscimos ocorridos na legislação, com a edição das Ordenações Manuelinas; entre outros, a aplicação do Direito subsidiário, a descrição das atribuições e encargos dos funcionários da Coroa, o Direito Processual, o valor dos assentos na interpretação autêntica da lei. Conclui-se, acentuando a importância da História do Direito, como fator de conhecimento da origem e desenvolvimento das instituições e do alcance que estas ainda possuem no contexto do ordenamento jurídico vigente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AZEVEDO, Luiz Carlos. Carta de Seguro, "habeas corpus" lusitano, in Ciência Penal, ano III, v. 3, 1976, p. 133.

BRAGA DA CRUZ, Guilherme. Formação histórica do moderno Direito Privado português e brasileiro, in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, v. 50, 1955, pp. 65 e ss.

______. O Direito Subsidiário na História do Direito Português, Coimbra, 1975, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

COELHO DA ROCHA, M. A. Ensaio sobre a História do Governo e da Legislação de Portugal, Coimbra, 1872, Real Imprensa da Universidade.

COSTA, Mario Júlio de Almeida. História do Direito Português, Coimbra, 1966, Almedina.

______. Verbete "Ordenações" in Dicionário da História de Portugal, Joel Senão, Iniciativas Editoriais, Lisboa, 1971.

FERREIRA, Maria Emília Cordeiro. Verbete, "Manuel I" in Dicionário da História de Portugal, Joel Serrão, Iniciativas Editoriais, Lisboa, 1971.

GÓIS, Damião de. Crónica de felicíssimo Rei D. Manuel, Coimbra, por ordem da Universidade, 1949, edição conforme a primeira, de 1566 (Acta Universitatis Conimbrigenisis).

HESPANHA, Antonio Manuel. Histórias das Instituições, época medieval e moderna, Coimbra, 1982 Livraria Almedina.

MARQUES, A. H. de Oliveira. História de Portugal, Lisboa, 1975, Palas Editores, v. I.

MATTOSO, José. História de Portugal, s. local imp., s. data, Editorial Estampa, vs. 1 e 2.

______. Identificação de um País (ensaio sobre as origens de Portugal), Lisboa, 1995, Ed. Estampa, vs. I (oposição) e II (composição).

ORDENAÇÕES AFONSINAS, Lisboa, Calouste Gulbenkian, edição "fac-simile" da edição de 1792, feita na Real Imprensa da Universidade de Coimbra.

ORDENAÇÕES FILIPINAS, Lisboa, Calouste Gulbenkian, reprodução "fac-simile" da edição brasileira de Cândido Mendes de Almeida (14ª ed.), Rio de Janeiro, 1870, Tipografia do Instituto Filomático, (segundo a 1ª, de 1603 e a nova, de 1824).

ORDENAÇÕES MANUELINAS, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1984, edição "fac-simile" da edição feita na Real Imprensa da Universidade de Coimbra, no ano de 1797 No livro I, vem a "Prefação" de Francisco Xavier de Oliveira Mattos.

OSÓRIO, D. Jeronimo. De rebus emmanuelis gestis.

SILVA, Nuno Espinosa Gomes da. História do Direito Português, Lisboa, 1985, Fundação Calouste Gulbenkian.

VELASCO, Ignácio Poveda. Ordenações do Reino de Portugal, in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, v. 89, 1994, pp. 11 e ss.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Não definido

Como Citar

O reinado de D. Manuel e as Ordenações Manuelinas. (2000). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 95, 19-32. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67454