Sofisma de "globalização" em mercado mundial entrópico

  • Luiz Sergio Modesto
Palavras-chave: Semioselogia, Hominilogia, Superposição política, Superposição econômica, Mercado mundial entrópico, Coletividade-família, Coletividade-bando, Coletividade-estado.

Resumo

Sofisma de "globalização" em mercado mundial entrópico. O autor pretende demonstrar que os modelos teóricos cujo objeto implica a política, na Sociologia, na Teoria Política, e na Jurisprudence e Direito (Nomogogia como gênero includente respectivamente, entre outras espécies, da lex in casu [Case Law] e da lex in genere [Lex]), excluem o conhecimento científico sensu stricto ao partilharem do mesmo repertório do conhecimento comum na crença mítica da "ordem" nos mercados extraterritorial e territorial, com seus sucedâneos ficcionais de bem/mal como "globalização". Sobre o objeto política, o autor superporá o método complexo físico-semiótico (1) da Semioselogia, includente da fenomenologia Física (Heisenberg, Bohr, Lao Tzy), da Signologia (Peirce), e do Instrumento Operacional da Progmática (Modesto), e (2) da Hominilogia (Modesto), para descrever o mercado econômico mundial, extraterritorial e territorial, na sua dominância acausal ou entrópica, em relação ao slogan da "globalização" veiculado pelo mercado político entre pluridominâncias concorrentes do mercado econômico. O autor também pretende descrever essa relação entre o mercado econômico e o mercado político e demonstrar a distância entre esse slogan do mercado econômico, travestido de "argumento" pela superposição do mercado político e subposição da academia, e as implicações quantificadas entre os mercados econômicos extraterritorial e territorial, expondo a teologia que fundamenta o êxtase da "globalização".

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2003-01-01
Como Citar
Modesto, L. S. (2003). Sofisma de "globalização" em mercado mundial entrópico. Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 98, 509-534. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67600
Seção
Não definido