Impacto interno e internacional da ampliação da União Européia

Autores

  • Paulo Borba Casella Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Integração, Integração Econômica, Integração Regional, União Européia, Relações Internas e Externas da União Européia, Mercosul.

Resumo

A ascensão de dez novos Estados-Membros da União Européia não é somente relevante para finalidades internas dentro do processo da integração da U.E. mas é também relevante para terceiros Estados, tais como o Brasil e o Mercosul; o processo de integração regional na Europa alcança um novo nível de realização e pode ser uma oportunidade única de conduzir o legado de anos de guerra fria, uma divisão cultural de Europa “Ocidental” e de "Oriental" que data para trás ao século XVIII. A nova Europa é ainda maior desde o expansionismo do Império Romano. Um trabalho substancial e um forte comprometimento de uma geração inteira será preciso para consolidar uma Europa integrada, mas não se deve negligenciar que, além do impacto interno da integração, uma Europa integrada pode ser mais assertiva em termos de relações internacionais e pode crescer unida o bastante para ser um contrapeso aos atos isolados da política estrangeira norte-americana e às violações do Direito Internacional, atos estes executados internamente em acordos bilaterais com a Rússia, China, Índia, Brasil e Mercosul. O impacto externo da integração européia permanece contudo para ser avaliado. A questão aqui desenvolvida refere-se às normas do direito internacional e se as mesmas podem ter um impacto limitado na realidade, mas assume-se que esta é a melhor ferramenta para a regulação das relações internacionais até agora alcançadas pela humanidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Borba Casella, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Professor Associado de Direito Internacional e Direito da Integração da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Não definido

Como Citar

Impacto interno e internacional da ampliação da União Européia. (2004). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 99, 523-537. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67636