Ações afirmativas e inserção de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho

Autores

  • Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho

Palavras-chave:

Deficiente, Trabalho, Ações Afirmativas, Discriminação.

Resumo

Os deficientes físicos e mentais vêm sofrendo ao longo dos anos injustificável discriminação no que se refere ao acesso ao emprego, em função de suas características peculiares. Esta prática mostra-se duplamente condenável haja vista que não apenas retira-lhes um dos atributos de sua cidadania, como também onera toda a sociedade, condenando-a a garantir o sustento de indivíduos em condições de trabalho. Entre as medidas que visam coibi-la encontram-se as vedações legais à discriminação, mediante imposição de sanções civis e penais, para os que a praticarem e, mais recentemente, as ações afirmativas, também chamadas discriminações positivas. A adoção destas para a inserção do portadores de deficiência no mercado de trabalho, embora recente, já vem apresentando bons resultados, muito embora ainda possa ser aprimorada e implementada de diversas maneiras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2005.

BELTRAN, Ari Possidonio. Direito do Trabalho e Direitos Fundamentais. São Paulo: LTr, 2002.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 8. ed. Rio de Janeiro: Campu, 1992.

CAMOLESI, Marcos Roberto Haddad. O direito à inclusão da pessoa portadora de deficiência à luz da legislação brasileira. Jus NAvigandi, Teresina, a. 8, n. 242, 6 mar. 2004. Disponível em http://wwwl.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=4928. Acesso em 10 de junho de 2005, p. 1.

CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa; JORGE NETO, Francisco Ferreira. O portador de deficiência no mercado formal de trabalho. Jus Navigandi, Teresina, a. 5, n. 51, out. 2001. Disponível em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=2132. Acesso em 09 jun. 2005. p. 2.

DIAS, Luiz Cláudio Portinho. O panorama da pessoa portadora de deficiência física no mercado de trabalho. Jus Navigandi, Teresina, a. 4, n. 39, fev. 2000. Disponível em http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=1212. Acesso em 10 jun. 2005.

FONSECA, Ricardo Tadeu Marques da.O trabalho protegido do portador de deficiência. In: DIREITOS da pessoa portadora de deficiência, coleção advocacia pública (IBAP). São Paulo: Max Limonad.

GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. As ações afirmativas e os processos de promoção da igualdade efetiva. In: SEMINÁRIO internacional - as minorias e o direito. Série Cadernos do CEJ, 24, Centro de Estudos Judiciários, p. 95-132.

______. Ação afirmativa & princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

JORGE NETO, Francisco Ferreira; CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa. Manual de Direito do Trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004. tomo II.

MALLET, Estevão. Discriminação e processo do trabalho. In: Discriminação. São Paulo: LTr, 2000. p. 156-157.

MELO, Sandro Nahmias. O direito ao trabalho da pessoa portadora de deficiência: o princípio constitucional da igualdade: ação afirmativa. São Paulo: LTr, 2004.

OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção jurídica aos trabalhadores portadores de deficiência. In: Discriminação. São Paulo: LTr, 2000. p. 139-155.

PÉLISSIER, Jean; SUPIOT, Alain; JEAMMAUD, Antoine. Droit du Travail. 21. ed. Dalloz: Paris, 2002. p. 340.

ROCHA, Carmem Lúcia. A proteção das minorias no direito brasileiro. In: SEMINÁRIO internacional - as minorias e o direito. Série Cadernos da CEJ 24, Centro de Estudos Judiciários, p. 79-92.

______. Ação Afirmativa: o conteúdo democrático do Princípio da Igualdade Jurídica. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 131, jul./set. 1996.

WESTIN. Ricardo. Deficientes rejeitam estatuto. O Estado de São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2005, p. A18.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Não definido

Como Citar

Ações afirmativas e inserção de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho. (2005). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 100, 493-523. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67681