Aspectos da societas romana

Autores

  • Renato Ventura Ribeiro

Palavras-chave:

Direito Romano, Contrato de sociedade, Contrato de sociedade no Direito Romano, Societas, Consortium ercto non cito, Responsabilidade dos sócios.

Resumo

O artigo apresenta alguns aspectos da societas romana, analisados não-só com base nas tradicionais fontes romanas, como também à luz das novas descobertas e da moderna doutrina romanística, para revisão de conceitos anteriores e estudos de Direito Comparado. Relata a origem e evolução mais provável do contrato de sociedade no Direito Romano e suas principais características. A partir disto, são analisadas as principais regras relativas à gestão social e responsabilidade dos sócios gestores. Em particular são examinados os argumentos das diversas correntes de pensamento sobre os critérios de responsabilidade no período clássico e as regras no direito justinianeu. Por fim, o autor discorre sobre a influência do caráter intuitus personae da societas nas relações sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Não definido

Como Citar

Aspectos da societas romana. (2006). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 101, 627-649. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67721