As exceções e limitações aos direitos do autor e a observância da regra do teste dos três passos (three-step-test)

  • Maristela Basso
Palavras-chave: Direito de Autor, “Regra dos Três Passos” (Three Step Test), Exceções e limitações, Direito de reprodução por terceiros, Doutrina da Interpretação Consistente, Internet, Fair Use.

Resumo

Uma reflexão sistemática e normativa das exceções aos direitos de Autor é realizada partindo-se da Convenção da União de Berna, relativa à proteção das obras literárias e artísticas, base dos principais modelos de exceções e limitações aos direitos de Autor, analisando também os demais instrumentos normativos, a exemplo do Acordo TRIPS/OMC. De maneira sucinta, a “regra dos três passos” (three step test) prevê hipóteses relacionadas ao direito de reprodução por terceiros, uma vez que autoriza exceções e limitações aos direitos autorais. Pretende-se discutir a temática a partir dos fundamentos da Doutrina da Interpretação Consistente (Doctrine of Consistente Interpretation) e do princípio do Pacta Sunt Servanda, uma vez que a legislação nacional deve estar em harmonia com o regime internacional de proteção à propriedade intelectual de forma a equilibrar direitos autorais (morais e materiais) e interesse público, consubstanciado no acesso a obras protegidas, possibilitando a tutela de questões relacionadas à educação, pesquisa e acesso à informação. Especial referência é feita à aplicação das exceções e limitações aos direitos de Autor no âmbito da Internet, a partir da interpretação do fair use.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-01-01
Como Citar
Basso, M. (2007). As exceções e limitações aos direitos do autor e a observância da regra do teste dos três passos (three-step-test). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 102, 493-503. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67766
Seção
Direito Internacional