Família, sociedade e educação: um ensaio sobre individualismo, amor líquido e cultura pós-moderna

Autores

  • Eduardo Carlos Bianca Bittar Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Individualismo, Família, Pós-modernidade.

Resumo

A presente investigação retira força do interior da reflexão frankfurtiana, especialmente com Horkheimer, Habermas e Fromm, e se propõe a pensar criticamente os desafios, trazidos pela sociedade capitalista, à idéia de família, na medida em que se constatam alterações profundas na estrutura de produção e na estruturação da formação do indivíduo no seio da família, chegando-se à constatação de que a perda da autonomia é o maior risco para o indivíduo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Carlos Bianca Bittar, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Livre-Docente e Doutor. Professor Associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Direitos Humanos do UniFIEO. Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP). Pesquisador-Sênior do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP). Membro do Grupo de Conjuntura Internacional da USP (GACINT). Membro Titular da Cátedra UNESCO para a Paz, Democracia, Direitos Humanos e Tolerância (IEA-USP). Membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

______. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

______. Em busca da política. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

______. O mal-estar da pós-modernidade. Tradução de Mauro Gama; Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

______. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

______. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. O direito na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

FROMM, Erich. Ter ou ser? Tradução de Nathanael C. Caixeiro. 4. ed. São Paulo: LTC, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

______. Mudança estrutural da esfera pública: investigação quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução de Flávio R. Kotle. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

HORKHEIMER, Max. Autoridad y familia y otros escritos. Traducción de Román G. Cuartango. Barcelona: Paidós, 2001.

______. Crítica de la razón instrumental. Traducción de Jacobo Muñoz. Madrid: Trotta, 2002.

______. Sociedad, razón y libertad. Traducción e introducción de Jacobo Muñoz Veiga. Madrid: Editorial Trotta, 2005.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução de José Bragança de Miranda. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1989.

MARCUSE, Herbert. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Tradução de Álvaro Cabral. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

MARX, Karl. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. In: Obras escolhidas. Rio de Janeiro: Vitória, s.d.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Luis Cláudio de Castro e Souza. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. Manifesto do partido comunista. In: Obras escolhidas. Rio de Janeiro: Vitória, 1956. v. 1.

PROST, Antoine. A família e o indivíduo. In: PROST, Antoine; VINCENT, Gérard (Orgs.). História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. v. 5, p. 61-114.

TÜRKE, Christoph. Sociedade da sensação: a estetização da luta pela existência. In: ZUIN, Antonio A. S.; PUCCI, Bruno; RAMOS DE OLIVEIRA, Newton. Ensaios frankfurtianos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 61-74.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Filosofia do Direito

Como Citar

Família, sociedade e educação: um ensaio sobre individualismo, amor líquido e cultura pós-moderna. (2007). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 102, 591-610. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67771