A dignidade da pessoa e o fundamento dos direitos humanos

Autores

  • José Oliveira Ascensão

Palavras-chave:

Teoria Geral do Direito Civil, Noção de Pessoa, Dignidade da Pessoa Humana.

Resumo

O apogeu dos direitos: luzes e sombra; A usura da referência à “eminente dignidade da pessoa humana”; a pessoa, como o ser que é digno; A formulação da noção de pessoa; A perda de sentido ético. A privacidade; Pessoa, homem, corpo e genoma; O anencefálico; O direito ao desenvolvimento da personalidade; A realização da personalidade; O outro: a comunhão; O Direito da Pessoa e a Incidência sobre a Teoria Geral do Direito Civil são os temas abordados por este Autor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Vasco Duarte de. Sobre o valor da dignidade da pessoa humana. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, v. XLVI, n. 1, p. 623 e ss., 2005.

ANDRADE, Manuel de. Teoria geral da relação jurídica: sujeitos e objecto. Coimbra: Almedina, 1960.

ASCENSÃO, José Oliveira. Direito civil: teoria geral. 2. ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2000.

______. A reserva da intimidade da vida privada e familiar. Revista da Faculdade de Direito de Lisboa, Lisboa, v. XLIII, n. 1, p. 9-25, 2002.

BARRETO, Vicente de Paulo. A idéia de pessoa humana e os limites da Bioética. In: BARBOSA, Heloísa Helena et al. (Orgs.). Novos temas de biodireito e bioética. Rio de Janeiro/ São Paulo: Renovar, 2003.

CORDEIRO, António Menezes. Tratado de direito civil: parte geral. 3. ed. Coimbra: Almedina, 2005. t. 1.

DONALD, Merlin. Origens do pensamento moderno. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1999.

GONÇALVES, Diogo Costa. Tutela da personalidade e personalidade ôntica: a juridicidade da realidade pessoal. Relatório de Mestrado apresentado na Faculdade de Direito de Lisboa, p. 32-36.

KAUFMANN, Arthur. Prolegómenos a uma lógica jurídica e a uma ontologia das relações. Boletim da Faculdade de Direito, Coimbra, v. LXXVIII, p. 183-203, 2002.

OTERO, Paulo. Instituições políticas e constitucionais. Coimbra: Almedina, 2007.

SOUZA, Rabindranath Capelo de. O direito geral de personalidade. Coimbra: Coimbra Editora, 1995.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Direitos Humanos

Como Citar

A dignidade da pessoa e o fundamento dos direitos humanos. (2008). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 103, 277-299. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67806