Da formação do contrato em face às novas tecnologias: estudo comparado entre Brasil e Canadá

  • Cíntia Rosa Pereira de Lima
Palavras-chave: Globalização, Internet, Contrato entre ausentes, Contrato entre presentes, Proposta, Oferta ao público, Publicidade, Aceitação.

Resumo

A sociedade atual é marcada pelos constantes e acelerados avanços científicos e tecnológicos. Assim, o Direito sofre grande impacto das novas tecnologias, acirrando sua crise de atualidade, pois é impossível acompanhar todos os progressos da ciência e tecnologia. A internet, por exemplo, traz muitos desafios aos juristas para adequar os tradicionais dispositivos legais à nova realidade deste meio de comunicação em massa. Além disso, esta ferramenta acentuou o nível de globalização jurídica, política, cultural e social. Portanto, é cada vez mais comum a necessidade de se conhecer outros sistemas e ordenamentos jurídicos tendo em vista a porosidade das fronteiras no comércio eletrônico. Desta feita, este artigo traz uma parte do estudo comparativo referente à formação dos contratos entre os ordenamentos jurídicos brasileiros e canadenses. Para, ao final, apresentar semelhanças e diferenças, apontando as deficiências e insuficiências do Direito brasileiro diante dos meios de comunicação atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-01-01
Como Citar
Lima, C. R. P. de. (2009). Da formação do contrato em face às novas tecnologias: estudo comparado entre Brasil e Canadá. Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 104, 145-176. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67853
Seção
Direito Civil