O cristianismo. O direito canônico

Autores

  • Antonio Augusto Machado de Campos Neto Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Cristianismo, Templários, Cruzadas, Catolicismo, O Papa, Direito e Código Canônico.

Resumo

A Religião cristã é baseada na Vida e nos Ensinamentos de Jesus Cristo e quase tudo o que se sabe sobre Ele está contido nos quatro primeiros livros do Novo Testamento da Bíblia, a saber, Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucano, apelidado Lucas, e João. Esses quatro discípulos narram os anos de Sua pregação na Galiléia como, também, descrevem Sua morte e Ressurreição. E a ressurreição é a mais importante no enredo de todas as histórias, uma vez cristãos acreditarem que, ao sacrificar o Seu Filho, Deus lhes trouxera a salvação e a oportunidade de uma vida eterna. Da Religião nasce o Direito e a Ética; a História da Religião é a história do homem na busca de quanto mais se organizarem melhor será a vida. A mãe Religião necessitava de aperfeiçoamento: o filho Direito e o homem, homo sapiens, nessa busca de produção, industrialização, relações econômico-sociais procurou entendê-lo e aperfeiçoá-lo. Na Doutrina hebraica – origem do Cristianismo – o Direito é desde logo imutável e só Deus pode modificá-lo; idéia fundamental do Direito Canônico ou Eclesial que, segundo o Papa Paulo VI, se embasa no conceito de sociedade perfeita que traduzimos por sociedade soberana ou independente e no princípio jurídico ubi societas ibi ius.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Augusto Machado de Campos Neto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Chefe do Serviço Técnico de Imprensa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Editor da Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Referências

ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia Sagrada. Antigo e Novo Testamento. Revisado e atualizado no Brasil. Edições da Sociedade do Brasil. 2. ed. São Paulo, 1993.

ALTAVILA, Jayme. A origem dos direitos dos povos. 5. ed. São Paulo: Editora Ícone, 1989.

BARY, Théodore de. Sources of Indian tradition. Nova York: Editora Columbia Press University, 1968. v. 2.

BOCK, Darrell L. Os evangelhos perdidos [a verdade por trás dos textos que não entraram na Bíblia]: Editora Thomas Nelson Brasil. Título original: "The missing gospels: unearthing the truth behind alternative christianities ". Rio de Janeiro, 2007.

CAMPBELL, Alexander. The heart of Indian. Nova York: Editor Alfred A. Knopf, 1968.

CAMPBELL, Joseph. As transformações do mito através do tempo. São Paulo: Editora Cultrix, 1997.

CAMPOS NETO, Antonio Augusto Machado de. O judaísmo. O direito talmúdico. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 103, p. 27-67, jan./dez. 2008.

CIFUENTES LHANO, Rafael. Curso de direito canônico. São Paulo: Edição Saraiva, 1972.

CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO: Codex Iuris Canonici, promulgado por João Paulo II, papa; tradução. ln: CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. São Paulo: Editora Loyola, 1983.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. A história da mitologia judaico-cristã [uma teoria sobre as religiões reveladas servidas por uma antologia comentada de autores seletos]. São Paulo: Editora Noeses Ltda., 2010.

CROWLEY, Roger.1453: A Guerra Santa por Constantinopla e o confronto entre o Islã e o Ocidente. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Editora Rosari, 2009.

DE LA HERA, A. Introducción a la ciencia del derecho canónico. Madrid: Ediciones Espanõlas, 1967.

DE VAUX, Roland. Les lnstitutions de l'Ancien Testament. Paris: Les Éditions du Cerf, 1966. v. 2.

DEL GIUDICE, V. Nociones de derecho canónico. Pamplona: Ediciones Espanõlas, 1956.

EHRMAN, D. Bart. Lost christianities: the battles for Scripture and faiths we never knew [Cristianismos perdidos: a batalha pelas Escrituras e pela fé que nunca conhecemos] Universidade da Carolina do Norte. Oxford University Press. EUA, 2003.

FANTHORPE, Lionel & Patrícia. Templários: Segredos e Mistérios, a História por trás do Código da Vinci. São Paulo: Edições Rosari Ltda., 2009.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1990.

FOUSTEL DE COULANGES. A Cidade Antiga: estudos sobre o culto, o direito, as instituições da Grécia e de Roma. Editora Ediouro, Rio de Janeiro, 1999.

GARMUS, Ludovico. Evangelho Segundo São Mateus. ln: A BÍBLIA Traduzida diretamente dos originais hebraicos, aramaicos e gregos, com recorrência à Bíblia Hebraica, de Stuttgart e à Edição crítica de Goettingen. Petrópolis: Editora Vozes, 1992.

GATHIER, Emile. O pensamento Hindu. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1996.

GHIRLANDA, Gianfranco. Il Diritto nel Mistero della Chiesa. Roma, 1985/1986.

GILISSEN, John. Introdução histórica ao direito. Tradução de A. M. Hespanha e L. M. Macaista Malheiros. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

HILL, Jonathan. História do Cristianismo. Tradução de Raquel Kopit Cunha, Juliana A. Saad e Marcos Capano. Impresso e acabado em Cingapura. São Paulo: Edições Rosari, 2008.

JACOBOVICI, Simcha/PELLEGRINO, Charles. A Tumba da Família de Jesus. A descoberta, a investigação e as provas que podem mudar a História. Prefácio de James Cameron. Tradução de Artur Neves Teixeira. Editora Planeta do Brasil, São Paulo, 2007.

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 8. ed. Tradução de J. Herculano Pires. São Paulo: Edições FEESP, 1992.

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 5. ed. Tradução de J. Herculano Pires. São Paulo: Edições FEESP, 1990.

KARDEC, Allan. A Gênese. 8. ed. São Paulo: Edições da Federação Espírita do Estado de São Paulo, 1990.

KAUTSKY, Karl. A origem do cristianismo. Tradução, introdução, apêndices e outros de Luiz Alberto Moniz Bandeira. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2010.

LARA PEINADO, Federico. Estudos preliminares y notas. ln: POEMA de Gilgamesh. Anónimo. Traducido de la confrontación de diferentes ediciones de asiriólogos, com estúdio preliminar y notas por Federico Lara Peinado. Madrid: Editora Tecnos de Madrid, 1988.

MC BRIEN, R. Catholicism. 3. ed. Londres: Editora Geoffrey Chapman, 1995.

NAVARRO, Júlia. A Bíblia de Barro [conspiração e morte no Iraque em busca pelo Livro Sagrado]. Tradução de Luís Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2006.

PAES FILHO, Orlando. Angus: As Cruzadas. São Paulo: Editora Planeta do Brasil Ltda., 2005.

PAGELS, Elaine. Além de toda crença: o Evangelho desconhecido de Tomé. [Beyond Belief: the secret gospel of Thomas]. Universidade Princepton. São Paulo: Editora Objetiva, 2003.

SCHMAUS, H. Teologia dogmática. Madrid: La Iglesia, 1966. t. 4.

SOUZA, Salmo Caetano de. A Igreja católica: forma de governo e regime político. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 102, p. 535-576, jan./dez. 2007.

TAVARES, Gérson Luiz. O Cristão Moderno. São Paulo: Edições Federação Espírita do Estado de São Paulo, 1992.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

História do Direito

Como Citar

O cristianismo. O direito canônico. (2010). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 105, 39-77. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67892