BRIC - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul: uma perspectiva

Autores

  • Paulo Borba Casella Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Cooperação econômica, Relações Internacionais, BRIC, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul.

Resumo

O espaço de cooperação possível e todavia em construção entre as novas potencias emergentes dos assim chamados? BRIC?, que reúnem Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representa uma perspectiva nova para a ordenação do mundo globalizado do século XXI. Mais de duas décadas depois do final da guerra fria (1949-1989), que condicionou durante mais de uma geração a operação dos eixos de poder e de relações internacionais do conjunto do mundo, a atual situação de crises internas nos Estados Unidos e na União Europeia os tornam menos aptos e menos presentes no exterior e criaram vazio de governança global, que pode ser desempenhado por esse grupo de países, que representam metade da população do planeta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Borba Casella, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Professor Titular de Direito Internacional Público e Vice-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; professor visitante das Universidades de Paris-Sorbonne (2007), Panthéon-Assas (2006), Estrasburgo (2005), e Macau, China (2007, 2008, 2009, 2010). Presidente da Comissão de Publicação da Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Direito Internacional

Como Citar

BRIC - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul: uma perspectiva. (2010). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 105, 435-472. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67909