Crise econômica e crise do direito: a ineficácia dos direitos humanos e o modelo de desenvolvimento

Autores

  • Eduardo Carlos Bianca Bittar Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Crise econômica, Direitos Humanos, Democracia.

Resumo

A proposta deste artigo é a de investigar o estado atual da crise econômica global, correlacionando-a com os desafios mais presentes e atuais no campo dos direitos humanos e da democracia na realidade brasileira contemporânea. Para isso, recorre-se a uma releitura crítica do modelo econômico predominante, dando-se ênfase à necessidade de revisão da vida moderna.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Carlos Bianca Bittar, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Livre-Docente e Doutor, Professor Associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, nos cursos de graduação e pós‑graduação. Professor e pesquisador do Mestrado em Direitos Humanos do UniFIEO. Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP / NEV-USP). Pesquisador-Sênior do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Democracia, Justiça e Direitos Humanos: estudos de Escola de Frankfurt", junto ao NEV-USP. Pesquisador N-2 de Produtividade do CNPQ.

Referências

AZEVEDO, Maria Nazareth Farani. Os direitos humanos em tempos de crise. Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 mar. 2009. A 3.

BARRETO, Vicente. Educação e violência: reflexões preliminares. Revista Brasileira de Filosofia. São Paulo, fasc. 165, p. 63-70, jan./mar. 1992.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

_____. La globalización: consecuencias humanas. México: Fondo de Cultura Económica, 2001.

BERCOVICI, Gilberto; MASSONETO, Luís Fernando. A constituição dirigente invertida: a blindagem da Constituição Financeira e a Agonia da Constituição Econômica. Boletim de Ciências Econômicas, Coimbra, v. XLIX, p. 57-77, 2006.

BITTAR, Eduardo C. B. O direito na pós-modernidade e reflexões frankfurtianas. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A crise financeira global e depois: um novo capitalismo? Novos Estudos, São Paulo, n. 86, p. 51-72, mar. 2010.

CANZIAN, Fernando. Nordeste vive Chináfrica, com aceleração e gargalos. Folha de S. Paulo, 3.maio 2010. Mercado, B 1.

COSTA, Domingos Barroso da. A crise do supereu e o caráter criminógeno da sociedade de consumo. Curitiba: Juruá, 2009.

FERRY, Luc. Diante da crise: materiais para uma política de civilização. Relatório ao primeiro ministro. Tradução Karina Jannini. Rio de Janeiro: Difel, 2010.

HONNETH, Axel, O capitalismo como forma de vida fracassada: esboço sobre a teoria da sociedade de Adorno. Política e trabalho: Revista de Ciências Sociais, n. 24, p. 09-26, abr. 2006.

_____. Justiça e liberdade comunicativa: reflexões em conexão com Hegel. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, n. 89, p. 101-120, jan./jun. 2004.

_____. Reificación: un estudio en Ia teoria del reconocimiento. Buenos Aires: Katz, 2007.

GÓIS, Antônio. Proporção de pobres cai para 23% no Brasil. Segundo estudo, percentual era de 33% há quatro anos; Sudeste está entre as regiões mais favorecidas. Folha de S. Paulo, 21 maio 2010. Dinheiro, B 10.

POOLE, Márcia. Falta compromisso com direitos humanos. Folha de S. Paulo, 30 maio 2010. Tendências/ Debates, A 3.

° PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Brasília: Imprensa Oficial, 2009.

ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-estar na modernidade. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SAFATLE, Vladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo, 2008.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Filosofia do Direito

Como Citar

Crise econômica e crise do direito: a ineficácia dos direitos humanos e o modelo de desenvolvimento. (2010). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 105, 495-508. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67911