O direito como sistema: dever de coerência e as antinomias segundo Norberto Bobbio

Autores

  • Franciele Silva Cardoso

Palavras-chave:

Sistema, Ordenamento jurídico, Coerência, Antinomias, Critérios de solução de antinomias jurídicas, Justiça.

Resumo

A teoria do ordenamento jurídico de Norberto Bobbio baseia-se nos pilares da unidade, coerência e completude. A coerência é um traço que, complementado por outros, caracteriza o sistema. O ordenamento jurídico pode ser considerado um sistema jurídico. Na solução das antinomias, a adoção de critérios o mais objetivo quanto possível é um imperativo de justiça.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AFONSO DA SILVA, José. Curso de direito constitucional positivo. 23. ed., rev e atual. São Paulo: Malheiros Editores, 2004.

BOBBIO, Norberto. A teoria do ordenamento jurídico. In: O positivismo jurídico: lições de filosofia do direito. São Paulo: Editora Ícone, 1995.

______. Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito. Tradução de Daniela Beccaccia Visiani; revisão técnica de Orlando Seixas Bechara, São Paulo: Manole, 2007.

______. et. al. O Marxismo e o Estado. Trad. De Frederica L. Boccardo e Renée Levie. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

______. Sui criteri per risolvere le antinomie. In: Studi per una teoria generale del diritto. Torino: Edizioni Giappichelli, 1970.

______. Teoria do ordenamento jurídico. 6. ed. Brasília: Editora UNB, 1995.

CALVO GARCÍA, Manuel. Teoria del derecho. 2. ed., rev. e aum. Madrid: Editorial Tecnos, 2002.

CANARIS, Claus-Wilhelm. Pensamento sistemático e conceito de sistema na ciência do Direito. Int. e trad. de A. Menezes Cordeiro. 3. ed. Lisboa: Ed da Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Conceito de sistema no direito: uma investigação histórica a partir da obra jusfilosófica de Emil Lask. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1976.

______. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

______. Teoria da norma jurídica: ensaio de pragmática da comunicação normativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

LAFER, Celso e FILIPPI, Alberto. A presença de Bobbio no Brasil. In: A presença de Bobbio: América espanhola, Brasil, Península ibérica. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.

______. A reconstrução dos Direitos Humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das letras, 1988.

LOSANO, Mario. Prefácio. In: BOBBIO, Norberto. Da estrutura à função. São Paulo: Editora Manole, 2007.

REALE, Miguel. O direito como experiência. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1992.

SALDANHA, Nelson. Estudos de teoria do direito. Belo Horizonte: Del Rey, 1994.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

Filosofia do Direito

Como Citar

O direito como sistema: dever de coerência e as antinomias segundo Norberto Bobbio. (2012). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 106(106-107), 613-625. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67959