O livro didático no ensino do Direito

Autores

  • Eduardo Tomasevicius Filho Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Livro Didático, Manuais.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo a análise de livros didáticos jurídicos na perspectiva da história dos direitos europeu e brasileiro, tendo como referencial teórico o texto de Alain Choppin sobre as funções do livro didático. Foram analisados livros didáticos jurídicos produzidos desde a Antiguidade até os dias atuais, assim como importantes mudanças legislativas ocorridas em Portugal no século XVIII e no Brasil no século XIX. Seus autores são, em sua maioria, professores universitários, para que seus textos servissem de fonte de argumentos de autoridade na prática. Ao lado dos manuais, sempre foi recorrente o uso de apostilas elaboradas pelos professores ou pelos próprios alunos, a partir das anotações das aulas. Nos últimos tempos, os manuais sofrem a concorrência dos resumos voltados para concursos públicos e dos “cadernos” distribuídos pelos alunos pela Internet. As principais conclusões foram as de que os livros didáticos jurídicos são importantes para o aprendizado do Direito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Tomasevicius Filho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Professor Doutor do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Referências

Livros:

ALMEIDA, Candido Mendes de. Auxiliar juridico servindo de appendice a decima quarta edição do Código Philippino ou Ordenações do Reino de Portugal. Rio de Janeiro: Instituto Philomathico, 1869.

______. Direito civil ecclesiastico brazileiro antigo moderno em suas relacoes com o direito canonico. Rio de Janeiro: B L Garnier, 1866.

ALVES, José Carlos Moreira. Direito romano. 14. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

BAPTISTA, Francisco de Paula. Compendio de theoria e pratica do processo civil para uso das faculdades de direito do imperio. Recife: Typ Universal, 1855.

______. Compendio de theoria e pratica do processo civil comparado com o commercial e de hermeneutica juridica para uso das faculdades de direito do Brazil. 6. ed. melhorada. Rio de Janeiro: Paris, Garnier, 1901.

______. Compendio de theoria e pratica do processo civil comparado com o commercial e de hermeneutica juridica. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 1935.

BROTERO, José Maria Avelar. Principios de direito natural. Rio de Janeiro: Typografia Imperial e Nacional, 1829.

BUENO, José Antônio Pimenta. Direito publico brazileiro e analyse da constituicão do imperio. Rio de Janeiro: Typ. de J. Villeneuve, 1857.

______. Direito publico brazileiro e Analyse da Constituição do Imperio. Rio De Janeiro: Imprensa Nacional, 1958.

______. Direito publico brazileiro e Analyse da Constituição do Imperio. Brasília: Senado Federal, 1978.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estudo da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo. v. 30, III. p. 549-566, set./dez. 2004.

COSTA, Mário Julio de Almeida. História do direito português. 3. ed. Coimbra: Almedina, 2008.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. Teoria geral do direito civil. São Paulo: Saraiva, 1981. v. 1.

______. Curso de direito civil brasileiro. Teoria geral do direito civil. 29. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. v. 1.

GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construtores de Identidades: pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu, 2004.

GILISSEN, John. Introdução histórica ao direito. Traduzida por A. M. Hespanha e L. M. Macaísta Malheiros. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1995.

GOMES, Orlando. Introdução ao direito civil. Rio de Janeiro: Forense, 1957.

______. Introdução ao direito civil. Rev. atual. e aum., de acordo com o Código Civil de 2002, por Edvaldo Brito e Reginalda Paranhos de Brito. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

JUSTINIANO (Imperador). Institutas do Imperador Justiniano. Manual didático para uso dos estudantes de direito de Constantinopla, elaborado por ordem do Imperador Justiniano, no ano de 533 d.C. traduzida por José Cretella Jr. e Agnes Cretella. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

LOUREIRO, Lourenco Trigo de. Instituições de direito civil brasileiro. Recife: Universal, 1834.

______. Instituições de direito civil brasileiro. 5. ed. Rio de Janeiro: B.L. Garnier, 1884.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil brasileiro: parte geral. São Paulo: Saraiva, 1952.

______. Curso de direito civil brasileiro: parte geral. 44. ed., atual. por Ana Cristina de Barros Monteiro França Pinto. São Paulo: Saraiva, 2012.

PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de direito civil I. Rio de Janeiro: Forense, 1961.

______. Instituições de direito civil. I; 25. ed., rev. e atual. por Maria Celina Bodin de Moraes. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

PEREIRA, Lafayette Rodrigues. Direito das cousas. Rio de Janeiro: Garnier, 1877.

______. Direito das coisas. 6. ed. anotada por Jose Bonifacio de Andrada e Silva - o moço. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1956.

______. Direitos de familia. Rio de Janeiro: Garnier, 1869.

______. Direitos de familia. 5. ed. anotada por Jose Bonifacio de Andrada e Silva - o moço. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1956.

RIBAS, Antonio Joaquim. Curso de direito civil brasileiro. Rio de Janeiro: Laemmert, 1865.

______. Curso de direito civil brasileiro. 4. ed. Rio de Janeiro: J. Ribeiro dos Santos, 1915.

RODRIGUES, Silvio. Direito civil: parte geral. São Paulo: Saraiva, 1961.

______. Direito civil: parte geral; 34. ed. rev. e atual. de acordo com o novo Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2007.

SOUSA, Paulino José Soares de. Estudos praticos sobre a administração das provincias no Brasil. Primeira parte: acto addicional. Rio de Janeiro: Typographia nacional, 1865.

SOUZA, Luis Sérgio Fernandes de. O papel da ideologia no preenchimento das lacunas no Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1993.

VERNEY, Luiz Antonio. Verdadeiro Método de Estudar para ser útil à República, e à Igreja: proporcionado ao estilo, e neces[s]idade de Portugal. II. Valensa: Oficina de Antonio Valle, 1746.

Legislação:

BRASIL (Império). Lei de 11 de agosto de 1827. Crêa dous Cursos de sciencias Juridicas e Sociaes, um na cidade de S. Paulo e outro na de Olinda. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_63/Lei_1827.htm>. Acesso em: 13 jul. 2011.

PORTUGAL (Reino de). Lei de 18 de agosto de 1769. Declarando a authoridade do Direito Romano e Canônico, Assentos, Estylos e Costumes en Código Filipino, ou Ordenações e Leis do Reino de Portugal recopiladas por mandado d’el-Rei D. Filipe I. Ed. fac-similar da 14. ed. segundo a primeira, de 1603, e a nona, de Coimbra, de 1821, por Cândido Mendes de Almeida. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2004.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Edição

Seção

História do Direito

Como Citar

O livro didático no ensino do Direito. (2013). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 108, 45-62. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67975