Nome empresarial

Autores

  • Tarcisio Teixeira Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Nome empresarial, Nome comercial, Natureza e regime jurídico, Extensão da proteção, Princípios da veracidade e da novidade, Formação do nome, Firma, Denominação, Título de estabelecimento - nome de fantasia, Insígnia.

Resumo

Esta pesquisa cuida do regime jurídico do nome empresarial a partir da doutrina empresarialista e da análise da legislação aplicável. Verifica que a proteção ao nome empresarial iniciou a partir da “União para a Proteção da Propriedade Industrial” de 1883. Nome empresarial é um sinal distintivo para diferenciar o empresário no exercício de sua atividade econômica; por isso, conceitualmente, é a expressão (firma ou denominação) pela qual alguém desenvolve atividade de comércio, indústria ou prestação de serviços. O regime jurídico do nome empresarial se dá por força de vários dispositivos legais, como a Constituição Federal, art. 5º, XXIX; o Código Civil, art. 1.166; a Lei n. 8.934/1994, art. 33; o Decreto n. 1.800/1996; a Instrução Normativa do Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC - n. 116/2011; e, a Lei n. 9.279/1996, arts. 195, inc. V, e 209. São examinadas as regras atinentes à formação do nome empresarial, ao título de estabelecimento (nome de fantasia), à insígnia; bem como os conflitos existentes entre o nome empresarial e a marca ou o nome de domínio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tarcisio Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

    Doutorando e mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor de Direito Empresarial da Universidade Estadual de Londrina. Autor, entre outras obras, de: Direito empresarial sistematizado e Curso de direito e processo eletrônico, ambos da Editora Saraiva. Advogado.

Referências

BARBIERI, P. La tutela del nome commerciale e la concorrenza sleale sul. n.c. Milano: Società Editrice, 1937.

BARBOSA, Denis Borges. Prefácio do livro de Newton Silveira. Estudos e pareceres de propriedade intelectual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

BARRETO FILHO, Oscar. Teoria do estabelecimento comercial. São Paulo: Max Limonad, 1969.

GAMA CERQUEIRA, João da. Tratado da propriedade industrial. Rio de Janeiro: Forense, 1946. v. 2.

LEONARDOS, Thomas. Origem, evolução, natureza e tutela do nome comercial. Rio de Janeiro: Leuzinger, 1934.

GIACCHETTA, André Zonaro. A proteção do nome empresarial na perspectiva do Código Civil de 2002: natureza jurídica e concorrência. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SILVA, Alberto Luís Camelier da. Concorrência desleal: atos de confusão. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SILVEIRA, Newton. Estudos e pareceres de propriedade intelectual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

______. Propriedade intelectual: propriedade industrial, direito de autor, software, cultivares, nome empresarial. 4. ed. São Paulo: Manole, 2011.

______. Sinais distintivos da empresa. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro, São Paulo: Malheiros, n. 147, jul./set. 2007.

SOARES, José Carlos Tinoco. Nome comercial. São Paulo: Atlas, 1968.

SOUZA, Daniel Adensohn de. A proteção jurídica do nome de empresa no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo.

TEIXEIRA, Tarcisio. Direito empresarial sistematizado: doutrina e prática. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

______. Curso de direito e processo eletrônico: doutrina, jurisprudência e prática. São Paulo: Saraiva, 2013.

VASCONCELOS, Justino. Das firmas e denominações comerciais. Rio de Janeiro: Forense, 1957.

VERÇOSA, Haroldo Malheiros Duclerc. Curso de direito comercial. São Paulo: Malheiros, 2004. v. 1.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Edição

Seção

Direito Empresarial

Como Citar

Nome empresarial. (2013). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 108, 271-299. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67986