A duplicata virtual e o boleto bancário – efeitos da informática sobre os títulos de crédito

Autores

  • Tarcisio Teixeira Universidade Estadual de Londrina. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Título de crédito eletrônico, Título emitido eletronicamente, Documento eletrônico, Duplicata virtual, Boleto bancário.

Resumo

O presente artigo tem por fim estudar a influência da informática sobre os títulos de crédito, objetivando verificar a possibilidade de reconhecimento jurídico dos títulos emitidos eletronicamente como documentos, bem como a viabilidade de sua execução judicial em havendo inadimplência. Para tanto, analisaremos os princípios da cartularidade e da literalidade, a duplicata virtual e o boleto bancário, além dos aspectos práticos e processuais inerentes aos títulos de crédito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tarcisio Teixeira, Universidade Estadual de Londrina. Faculdade de Direito

    Doutor e Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor de Direito Empresarial da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

ABRÃO, Carlos Henrique. Cartões de crédito e débito. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ABRÃO, Nelson. Cibernética e títulos de crédito. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro, São Paulo, n. 19. 1975.

ASCARELLI, Tullio. Teoria geral dos títulos de crédito. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1969.

BOITEUX, Fernando Netto. Títulos de crédito: (em conformidade com o novo código civil). São Paulo: Dialética, 2002.

BULGARELLI, Waldirio. Títulos de crédito. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1982.

CASTRO, Raphael Velly de. “Notas sobre a circulação e a literalidade nos títulos de crédito eletrônicos”. In: PENTEADO, Mauro Rodrigues (Coord.). Títulos de crédito: teoria geral e títulos atípicos em face do novo Código Civil, títulos de crédito eletrônico. São Paulo: Walmar, 2004.

COMPARATO, Fábio Konder. Ensaios e pareceres de direito empresarial. Rio de Janeiro: Forense, 1978.

COSTA, Wille Duarte. Títulos de crédito. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

DE LUCCA, Newton. Aspectos da teoria geral dos títulos de crédito. São Paulo: Pioneira, 1979.

______. A cambial-extrato. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1985.

FRONTINI, Paulo Salvador. Títulos de crédito e títulos circulatórios: que futuro a informática lhes reserva? Rol e funções à vista de sua crescente desmaterialiação. Revista dos Tribunais, São Paulo, n. 730, ago. 1996.

GARDINO, Adriana Valéria Pugliesi. Títulos de crédito eletrônicos: noções gerais e aspectos processsuais. In: PENTEADO, Mauro Rodrigues (Coord.). Títulos de crédito: teoria geral e títulos atípicos em face do novo Código Civil, títulos de crédito eletrônico. São Paulo: Walmar, 2004.

PINTO, Ligia Paula Pires. Títulos de crédito eletrônicos e assinatura digital: análise do art. 889, § 3º do Código Civil. In: PENTEADO, Mauro Rodrigues (Coord.). Títulos de crédito: teoria geral e títulos atípicos em face do novo Código Civil, títulos de crédito eletrônico. São Paulo: Walmar, 2004.

TEIXEIRA, Tarcisio. Curso de direito e processo eletrônico: doutrina, jurisprudência e prática. São Paulo: Saraiva, 2013.

______. Direito empresarial sistematizado: doutrina, jurisprudência e prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-06

Edição

Seção

Direito Comercial

Como Citar

A duplicata virtual e o boleto bancário – efeitos da informática sobre os títulos de crédito. (2014). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 109, 329-345. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/89237