Introdução de diversidade na pós-graduação? A experiência brasileira

Autores

  • Thiago Marrara

Palavras-chave:

Pós-graduação, Educação, Diversidade, Brasil.

Resumo

O presente artigo examina a aplicação de ações afirmativas nos processos seletivos de três programas brasileiros de pós-graduação em Direitos Humanos. Pretende-se, com isso, verificar como tais medidas podem beneficiar a educação e a pesquisa. Buscase, ainda, discutir se tais medidas podem contribuir para o desenvolvimento social de países marcados por um alto grau de marginalização e contraste socioeconômico. Ao final, são feitas considerações sobre a compatibilidade de ações afirmativas com documentos jurídicos internacionais, como a Declaração Mundial sobre Educação Superior e a Declaração de Copenhagen sobre Desenvolvimento Social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BENEVIDES, M. V. Educação em direitos humanos: de que se trata? In: BARBOSA, R. (ed.) Formação de educadores, desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

BLAU, P. M. The organization of academic work. New York: John Wiley & Sons, 1973.

CARVALHO, J. J. Ações afirmativas para negros na pós-graduação, nas bolsas de pesquisa e nos concursos para professores universitários como resposta ao racismo acadêmico. In: SILVA, P. B. G.; SILVÉRIO, V. R. (Eds.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003.

CARUSO, D. Limits of the classic method: positive action in the european union after the new equality directives. Harvard International Law Journal, Cambridge, n. 44, n. 2, p. 331-386, 2003.

ESPENSHADE, T. J. and C. Y. Chung. The opportunity cost of admission preferences at elite universities. Social Science Quarterly, v. 86, n. 2, p. 293-305. 2005.

FLAGG, B. Diversity discourses. Tulane Law Review, n. 78, p. 827, 2004.

FRADER, L. L. Bringing political economy back in: Gender, Culture, Race and Class in Labor History. Social Science History, v. 2, n. 1, p. 7-18, 1998.

GUIMARÃES, A. S. A. O acesso de negros às universidades públicas. In: SILVA, P. B. G.; SILVÉRIO, V. R. (Eds.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003.

HICKEY, S. and G. Mohan. Relocating participation within a radical politics of development. Development and change, v. 2, n. 36, p. 237-262, 2005.

MUNANGA, K. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. In: SILVA, P. B. G.; SILVÉRIO, V. R. (Eds.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003.

POST, R. Affirmative action and higher education: the view of somewhere. Yale Law and Policy Review, n. 23, p. 25-32, 2005.

SANTOS, M. O espaço dividido. São Paulo: Edusp, 2004.

YELNOSKY, M. J. The prevention justification for affirmative action. Ohio State Law Journal, n. 64, p. 1.385-1.425, 2003.

ZIPPELLIUS, R. Allgemein Staatslehre. München: C H Beck, 2003.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Direito do Estado

Como Citar

Introdução de diversidade na pós-graduação? A experiência brasileira. (2009). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 104, 323-336. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67860