A obra de Augusto Teixeira de Freitas e a conformação de um direito civil tipicamente brasileiro: sua genialidade compreendida como conciliação entre inovação sistemática e acuidade histórica

Autores

  • Estevan Lo Ré Pousada

Palavras-chave:

Augusto Teixeira de Freitas, Consolidação das Leis Civis, Esboço do Código Civil.

Resumo

O presente artigo tem por tema o papel desempenhado por Augusto Teixeira de Freitas no desenvolvimento de um Direito Civil tipicamente brasileiro; ao mesmo tempo em que contribuiu para o aprimoramento sistemático do Direito Civil vigente à época, serviu de elemento de conservação do conteúdo jurídico até então disciplinado pelas Ordenações Filipinas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Cândido Mendes. Código Philippino ou Ordenações e Leis no Reino de Portugal recopiladas por mandado d’El-Rey D. Philippe I. 14. ed. Rio de Janeiro: Typographia do Instituto Philomathico, 1870.

ALVES, José Carlos Moreira. A formação romanística de Teixeira de Freitas e seu espírito inovador. In: SCHIPANI, Sandro. Augusto Teixeira de Freitas e il diritto latinoamericano. Padova: CEDAM, 1988.

______. Panorama do direito civil brasileiro: das origens aos dias atuais. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 88, p. 200-201, jan./dez.1993.

CRUZ, Guilherme Braga da. Formação histórica do moderno direito privado português e brasileiro. In: OBRAS Esparsas II. Estudos de história do direito: direito moderno. 1. parte. Coimbra: Imprensa da Universidade.

CÂMARA, José Gomes Bezerra. Subsídios para a história do direito pátrio. Rio de Janeiro: Livraria Brasiliana Editora, 1966. v. 3.

CARVALHO, Orlando de. Teixeira de Freitas e a unificação do direito privado. In: SCHIPANI, Sandro. Augusto Teixeira de Freitas e il diritto latinoamericano. Padova: CEDAM, 1988.

FREITAS, Augusto Teixeira de. Esboço. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça, 1952.

______. Nova apostilla à censura do senhor Alberto de Moraes Carvalho sobre o projecto do código civil portuguez. Rio de Janeiro: Typographia Universal de Laemmert, 1859.

MEIRA, Sílvio Augusto de Bastos. Teixeira de Freitas: o jurisconsulto do império – vida e obra. 2. ed. Brasília: Cegraf, 1983.

PEREIRA, Aloysio Ferraz. O uso brasileiro do direito romano no século XIX. Papel de Teixeira de Freitas. In: SCHIPANI, Sandro. Augusto Teixeira de Freitas e il diritto latinoamericano. Padova: CEDAM, 1988.

SALDANHA, Nelson. História e sistema em Teixeira de Freitas. In: SCHIPANI, Sandro. Augusto Teixeira de Freitas e il diritto latinoamericano. Padova: CEDAM, 1988.

SCHIPANI, Sandro. Augusto Teixeira de Freitas e il diritto latinoamericano. Padova: CEDAM, 1988.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

História do Direito

Como Citar

A obra de Augusto Teixeira de Freitas e a conformação de um direito civil tipicamente brasileiro: sua genialidade compreendida como conciliação entre inovação sistemática e acuidade histórica. (2007). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 102, 89-98. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67750