Significado da diferença entre o QI verbal e o QI de realização na WISC portuguesa

Autores

  • J. H. Ferreira Marques

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551978000100002

Palavras-chave:

Teste de inteligência - Portugal

Resumo

Partindo de uma amostra representativa da população portuguesa na faixa etária dos 6 aos 15 anos, o autor, aproveitando dados referentes à diferença entre QI verbal e o QI de realização da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC), aplicada em vários grupos etários e no conjunto de amostra para a aferição, fez sua pesquisa incidir sobre outros fatores como zona residencial, profissão do pai e nível do QI da escola completa, que poderiam alterar o significado dessa diferença. Conclusões: não foram encontradas variações importantes entre as sub-amostras das zonas urbana ou rural; quanto à profissão do pai, somente no grupo O da Classificação Internacional das Profissões (profissões liberais), surgiu uma distribuição nitidamente assimétrica das diferenças entre o QI verbal e o QI de realização com predominância de casos em que aquele é superior a este; quanto ao nível do QI da escala completa, as diferenças positivas entre o QI verbal e o QI de realização, quando o QI da escala completa é a partir de 130 e, o inverso, quando abaixo de 70. Nesse caso, mais pronunciada na sub-amostra do ensino especial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1978-06-01

Edição

Seção

Colaborações