Utilização de técnica microcirúrgica na neurorrafia de animais domésticos. Estudo experimental na reparação fascicular no nervo ulnar de cão (Canis familiaris)

Autores

  • Angelo João Stopiglia Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP
  • Eros Abrantes Erhart Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-3659.v24i2p193-208

Palavras-chave:

cirurgia, cães, nervo ulnar

Resumo

O presente estudo foi realizado com o objetivo de obter subsídios necessários para a aplicação prática, em veterinária, de técnica microcirúrgica de neurorrafia nos animais domésticos com secções de nervos por traumatismos. Foram utilizadas 18 cães sem raça definida. Neles o nervo ulnar direito, após ser transeccionado experimentalmente, ao nível da articulação úmero-rádio-ulnar foi submetido à neurorrafia fascicular imediata, sendo utilizados aumentos ópticos de campo de 16 vezes e fio de sutura de “nylon” monofilamentado nº 9. O acompanhamento pós-operatório dos cães foi realizado por período que variou de 30 a 480 dias. Avaliou-se o estado clinico geral e a recuperação funcional – sensitiva e motora - destes animais. Após a necropsia procedeu-se a exames macroscópico e histológico dos nervos submetidos à reparação cirúrgica. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que: 1. a técnica possibilitou satisfatória recuperação sensitiva do território cutâneo bem como permitiu respostas motoras das estruturas inervadas pelo referido nervo; 2. histologicamente, os nervos ulnares apresentaram aspecto satisfatório e evidente regeneração de suas fibras; 3. a técnica, obedecida a metodologia empregada, é exequível nos animais domésticos que sofram secção de nervos por traumatismos, possibilitando a reabilitação funcional dos mesmos e, evitando-se, pôr vezes, o recurso extremo da amputação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1987-09-15

Como Citar

Stopiglia, A. J., & Erhart, E. A. (1987). Utilização de técnica microcirúrgica na neurorrafia de animais domésticos. Estudo experimental na reparação fascicular no nervo ulnar de cão (Canis familiaris). Revista Da Faculdade De Medicina Veterinária E Zootecnia Da Universidade De São Paulo, 24(2), 193-208. https://doi.org/10.11606/issn.2318-3659.v24i2p193-208

Edição

Seção

PATOLOGIA ANIMAL