O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Normas para Submissão de Manuscrito

Prezadxs Autorxs,

O processo editorial na Revista Gestão & Políticas Públicas – RG&PP somente é iniciado caso o encaminhamento do manuscrito obedeça às condições a seguir. Caso contrário, o manuscrito é rejeitado até que o texto seja adequado às normas da RG&PP.

 A RG&PP adota as normas de publicação da APA com algumas adaptações ("Publication Manual of the American Psychological Association" - 5ª edição, 2001).

A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA. Para um guia rápido em português, consulte, apenas em casos aqui omissos, Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da APA (http://www.ip.usp.br/biblio-teca/). Para exemplos de seções do manuscrito (em inglês), sugere-se Psychology With Style: A Hypertext Writing Guide (http://www.uwsp.edu/psych/apa4b.htm).

Os textos podem ser redigidos em português, galego, espanhol, francês ou inglês. A correção ortográfica e gramatical do manuscrito é responsabilidade exclusiva dos autores em quando em português deve seguir o novo acordo ortográfico. Os manuscritos, necessariamente, deverão conter resumos, títulos e 5 palavras-chave nos quatro (4) idiomas, além desses itens em galego quando for o caso do texto estar lavrado nesse idioma.

Os textos originais devem ser submetidos via internet mediante cadastro do autor no sítio da revista (http://each.uspnet.usp.br/rgpp) e, em seguida, clicando em "Envie seu Artigo".

A revisão dos manuscritos é anônima quanto à identidade dos autores. Assim, é responsabilidade dos autores a eliminação de quaisquer formas de identificação em qualquer parte do artigo, inclusive nas propriedades do arquivo.

Os dados dos/das autores/as, preenchidos no formulário on-line, não são encaminhados aos consultores ad hoc em hipótese alguma.

 

Diretrizes Gerais do Manuscrito

Os arquivos para submissão deverão estar em formato doc, rtf ou odt e não podem conter mais de 25 páginas no caso de artigos e sete no caso de resenhas. O manuscrito completo deve ser digitado em página tamanho A4 (21 x 29,7cm) com margens de 2,5 cm; espaço duplo, salvo as citações, com parágrafos justificados e fonte tipo Times New Roman tamanho 12, incluindo referências.

Não deve ser utilizado qualquer recurso gráfico ou textual (itálico, negrito, marca d'água ou outros) para tornar o texto visualmente atrativo, tendo em vista que tais elementos geram problemas para editoração.

Não utilize sublinhado, negrito, marcas d’água ou outros recursos que podem tornar o texto visualmente atrativo, pois trazem problemas sérios para editoração. Utilize itálico e/ou negrito apenas para palavras ou expressões que devam ser enfatizadas no texto impresso, por exemplo, “estrangeirismos”, como self, locus, rappaport etc. e palavras que os autores desejem grifar. Caso o texto apresente subdivisões, recomenda-se, no máximo, três níveis de intertítulos. Os subtítulos devem ser sublinhados, apresentando somente a primeira letra em maiúscula (à exceção de nomes próprios ou siglas).

Não são aceitas mais que 6 notas de rodapé. Não utilizar notas de fim no manuscrito.

Caso haja subdivisões no texto, recomendam-se no máximo três níveis de intertítulos. Os subtítulos devem ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula e sem usar itálico. Notas de rodapé devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto.

Os endereços URL (links de sítios na internet) incluídos no manuscrito (por exemplo: http://each.uspnet.usp.br/rgpp), devem estar inativos.

 

Figuras, Tabelas, Gráficos, Quadros e Anexos

As palavras Figura, Tabela, Gráfico, Quadro e Anexo no texto devem sempre ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do respectivo número arábico (no caso de Figuras, Tabelas, Gráficos ou Quadros) ou letra maiúscula (no caso de Anexos).

Não devem ser utilizadas expressões como "Tabela acima", "Figura abaixo" ou "Gráfico a seguir", tendo em vista que pode ocorrer alteração da localização no texto impresso durante o processo de editoração.

O título de Tabelas, Quadros e Anexos deve ser incluído antes da apresentação do respectivo elemento. No caso de Figuras e Gráficos, o título deve ser incluído após a inserção do elemento apresentado. Em ambos os casos, o título deve ter a seguinte sequência: denominação do elemento e respectiva numeração seguida de ponto e título por extenso, indicando as informações contidas, local e data (caso aplicável). Por exemplo: Tabela 1. Caracterização da amostra populacional pesquisada. Brasil, 2011.

Tabelas e Quadros devem ser apresentados no manuscrito em formato editável. Tabelas e Quadros inseridos em formato de figura não são aceitos.

Citações

As citações literais com menos de cinco linhas devem ser digitadas normalmente no texto, entre aspas. A pontuação deve ser incluída antes do fechamento com aspas. Ao final das citações deve constar entre parênteses nome do autor, ano do trabalho e número da página.

Citações com cinco ou mais linhas devem ser destacadas em fonte Times New Roman tamanho 11, com recuo de 4cm a partir da margem esquerda e espaçamento simples, sem aspas, seguida de nome do autor, ano do trabalho e número da página.

A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original - caso exista erro no original, a palavra [sic] deve ser acrescentada na citação, entre colchetes, logo após o erro.

Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (...). A inserção de material, tal como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase em uma ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

Atenção: Não devem ser utilizados os termos op. cit, idem, ibidem, entre outros.

O arquivo a ser anexado no formulário de submissão deve seguir as seguintes instruções:

1. O manuscrito NÃO deve conter qualquer identificação de autoria.

2. Inclusão de títulos, Resumos (150-300 palavras) e 5 palavras-chave em português inglês, espanhol, francês. Caso o manuscrito seja submetido em idioma galego, deve incluir título, resumo e palavra-chave neste idioma. As traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical de cada idioma. O autor deve realizar revisão final das versões do resumo, pois em caso de publicação deve ser disponibilizado nos indexadores da revista.

3. Apresentação das referências bibliográficas em uma nova página, após o término do manuscrito, em ordem alfabética, de acordo com as normas da APA (vide a seguir exemplos de referências de artigos, livros, capítulos de livro, teses e dissertações, respectivamente). Não deve ser incluído espaço extra entre as referências. O nome da fonte da publicação deve ser apresentado em itálico (título do livro, periódico, filme, música, etc.). A RG&PP, como política de visibilização da produção científica segundo o gênero, adota, como norma, a escrita por extenso do primeiro nome da/o autor/a; Ex.: Saffioti, Heleieth I. B. (2009).  ou  Sixirei, Carlos. (2004).

4. Inclusão de anexos somente em caso de informações consideradas indispensáveis. Os anexos devem ser elencados consecutivamente com texto em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo e indentificados no corpo do texto por letras do alfabeto em maiúsculas (por exemplo: A, B, C e assim por diante).

5. Tabelas, Figuras, Quadros e Gráficos devem ser apresentados no corpo do texto com as respectivas legendas e títulos. Não devem exceder meia página (A4). Devem ser elaboradas preferencialmente no MS-Word. Dentro da Tabela, não deve ser utilizada formatação em itálico ou negrito.

Exemplos para a elaboração de citações e referências:

Os exemplos apresentados a seguir devem auxiliar na organização do manuscrito, mas não esgotam as possibilidades de citação. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2001, 5ª. edição) para verificação de normas para outras referências.

Citações no corpo do manuscrito:

1. Citação de artigo de autoria múltipla

a) Artigo com dois autores: cite os nomes de ambos os autores sempre que o artigo for referido.

b) Artigo com três ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "et al." e ano da publicação. Na seção de Referências, os nomes de todos os autores deverão ser relacionados.

2. Citações de obras antigas e reeditadas

Utilize o seguinte formato: Autor (data de publicação consultada).

3. Citação secundária

Trata-se da citação de um artigo discutido em outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Por exemplo: "Elster (1989 apud Sandoval 1990:128)...". Na seção de Referências, deve-se citar apenas a obra consultada, no exemplo mencionado: Sandoval 1990.

 

Exemplos de referências:

1. Artigo em periódico científico

Potters, Jan., & Sloof, Randolph. (1996). Interest groups: A survey of empirical models that try to assess their influence. European Journal of Political Econonomy, 12(3), 403-42.

2. Artigo de revista científica no prelo

Indicar que o artigo está no prelo, em lugar da data, incluindo o nome do periódico. Não incluir data e números do volume, fascículo ou páginas até publicação do artigo. No manuscrito, citar o artigo com indicação de que está no prelo.

3. Artigo em Revista Científica Eletrônica (Internet)

Löwy, Michael. (2003). Las formas modernas de la barbarie. Metapolitica, 28, artigo 1. Acessado em: 06 de abril de 2003, de: .

4. Artigo em Jornal

Franco, Carlos. (2003, 06 de Abril de). Os Bórgia e as orgias do desejo profano. O Estado de S.Paulo, [São Paulo], p. D5.14.

5. Artigo em Revista não científica

Oyama, Thaís. (2001, 27 de junho de). Dias Alegres: Parque de Diversões Promove Dia Gay e ensina funcionários a tratar visitante homossexual. Veja, 34(25), 71.

6. Livro (impresso e eletrônico)

Le Bon, Gustave. (1921). A Psychologia Política. Rio de Janeiro: Livraria Garnier. (Originalmente publicado em 1910).

Camino, Leoncio., Llullier, Louise., & Sandoval, Salvador. (org.). (1997).  Estudos do Comportamento Político. Florianópolis: Letras Contemporâneas. 

Alberts, Bruce., Bray, Dennis., Lewis, Julian., Raff, Martin., Roberts, Keith., Watson, James D. e cols. (1994). Molecular biology of the cell (3rd ed.). Nova Iorque: Garland Publishing.

Postigo, Julio C. (ed.). (2013). Cambio climático, movimientos sociales y políticas públicas: una vinculación necessária. Santiago: CLACSO/ICAL/INTE/PUCP. Acessado em 10 de maio de 2013, de http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20130301012118/CambioClimaticoMovimientosSociales.pdf

7. Capítulo de livro

Urquidi, Vivian. (2009). A Pesquisa em Comunicação e suas Limitações Éticas. Em Flávia Mori Sarti, & Gislene Aparecida dos Santos. (Org.). Ética, Pesquisa e Políticas Públicas. São Paulo: Rubio.

8. Trabalho apresentado em congresso, mas não publicado

Coimbra, Cecília M. B. (2000, maio). Psicologia Política e Direitos Humanos. Trabalho apresentado no I Simpósio Nacional de Psicologia Política, São Paulo, Brasil.

9. Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em anais

Silva, Alessandro S. da. (2012). La psicología política en Brasil. Em I Congreso Ibero-Americano de Psicologia Política. Lima: PUCP.

10. Teses ou dissertações

Coelho, Fernando S. (2006). Educação superior, formação de administradores e setor público: Um estudo sobre o ensino de graduação em administração pública no Brasil. Tese de Doutorado. Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.

Costa, Guilherme B. (2012).  Consciência, Participação e Negociação: uma leitura psicopolíticado processo de produção do Plano de Manejo da APA Várzea do Rio Tietê. Escola de Artes, CiÊncias e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo.

11. Obra antiga e reeditada em data muito posterior

Marx, Karl. (2013). O Capital. Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo. (originalmente publicado em1867).

12. Autoria institucional

American Psychological Association (2001). Publication manual of the American Psychological Association (5ª ed.). Washington: Autor.

13. Documentos Jurídicos

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (18a ed.). (1998). São Paulo: Saraiva.

Decreto n. 3.298. (1999, 20 de dezembro). Regulamenta a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1.

Ministério da Saúde. (1997). Norma operacional básica do Sistema Único de Saúde NOB-SUS 01/96. Brasília, DF: Autor. Acessado em 22 de junho de 2001, de http://www.saude.gov.br/sps/areastecnicas/ bucal/legislacao/legislacao.html

14. Comunicação pessoal

No caso de carta, mensagem eletrônica, conversa telefônica ou pessoal, deve ser citada somente no texto, utilizando-se as iniciais e o sobrenome do emissor e a data. Não devem ser incluídas nas referências.

15. Publicação em meio eletrônico (Internet)

Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental.Homepage da instituição. Disponível na internet em: http://www.anesp.org.br [Data de acesso: 26 abr. 2010].

16. Artigo em Jornal ou Revista não científico (Internet)

Sem autor

EUA isolam Bagdá, invadem palácios de Saddam e matam civis em bombardeio (2003, 07 de abril de), O Estado de S.Paulo. Acessado em: 08 de abril de 2003, de: .

Com autor

Sampaio, Paulo. (2008, 14 de outubro de). Comitê LGBT que apóia Marta diz que publicidade é homofóbica e desagrega. Folha On-line, Acessado em: 04 de novembro de 2008, de: .

17. Documentos Sonoros: Gravação de entrevistas, palestras, aulas

Safra, Gilberto. (Locutor). (2007). O diálogo entre Hannah Arendt e Santo Agostinho [Digital áudio em MP3]. São Paulo: Sobornost. Aula ministrada no curso Introdução ao Pensamento de Santo Agostinho e Hannah Arendt no Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da USP em 19/03/2002.

Atenção.: A Revista Gestão & Políticas Públicas utiliza o nome dos autores por extenso, não somente as iniciais, como é adotado pela APA.

 

Diretrizes para submissão, verificar (Todos os itens são obrigatórios)

• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em “Comentários ao Editor”.

• Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, RTF ou WordPerfect e estão sem qualquer IDENTIFICAÇÃO dos autores. Remover a identificação dos autores de qualquer parte do texto é de responsabilidade dos proponentes.

• Todos os endereços “URL” no texto (ex.: ) estão ativos.

• O texto está em espaço duplo (menos as citações); usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

• O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes para o autor, encontradas na seção “Sobre” a revista. A seção da revista é revisada pelos pares, a identificação do autor foi removida, e “autor” e “ano” foram usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de nomes de autores, títulos etc.

• O nome do autor foi removido em “Propriedades do documento”, opção do menu “Arquivo” do MS Word, e em qualquer outra parte do manuscrito enviado à revista. A identificação dos autores só acontecerá no formulário que deverá ser preenchido na submissão. A responsabilidade pela não identificação autoral do manuscrito a ser enviado é dos proponentes.

ATENÇÃO: A formatação é responsabilidade do autor e artigos que não estejam no formato não serão publicados. Verifique antes de submeter.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.