Vulnerabilidade às mudanças climáticas e o caso dos pescadores artesanais de Pontal do Paraná: entre o desconhecimento da questão climática a falta de políticas públicas adaptativas

Autores

  • Nathália Bassoli Minari UFPR Autor
  • Aline Borges do Carmo IBAMA - IO-USP Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p176-190

Resumo

O presente estudo verificou a condição de vulnerabilidade às mudanças climáticas dos pescadores artesanais de Pontal do Paraná em relação a dois aspectos: a conhecimento sobre a temática, e  a existência de políticas públicas adaptativas de cunho socioambiental destinadas especificamente a esta população tradicional. De modo a abordar a questão, a pesquisa apresenta resultados provenientes de entrevistas e questionários aplicados a 28 pescadores, bem como o resultado de entrevistas aplicadas aos representantes do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais e do Programa BioClima Paraná, ambos inseridos na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA). Foi possível observar segundo a análise dos discursos dos pescadores que o conhecimento que estes apresentam sobre mudanças climáticas é incipiente, e que, por vezes, o tema é confundido com aspectos meteorológicos. As políticas públicas existentes na região não apresentam especificidade com os grupos vulneráveis do estudo. De tal forma, apresenta-se aqui um caso de vulnerabilidade sócio-ambiental quanto aos impactos das mudanças climáticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nathália Bassoli Minari, UFPR
    Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013), especialista em Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná, e mestranda no Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná.
  • Aline Borges do Carmo, IBAMA - IO-USP
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2002) e mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (2008). É professora convidada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo/USP, doutoranda em Oceanografia na Universidade de São Paulo, membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental Pública, Gerenciamento Costeiro e Políticas Públicas Ambientais.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vulnerabilidade às mudanças climáticas e o caso dos pescadores artesanais de Pontal do Paraná: entre o desconhecimento da questão climática a falta de políticas públicas adaptativas. (2014). Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(1), 176-190. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p176-190