Oficinas Participativas na Elaboração do Plano de Manejo da APA-VRT

Autores

  • Alessandro Soares da Silva Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)
  • Guilherme Borges da Costa UNICAEN
  • Neli Aparecida de Mello-Théry EACH-USP
  • Ramon Zago EACH-USP
  • Tatiane Moraes Ferreira EACH-USP
  • Danilo Pereira Sato EACH-USP
  • Heloísa de Camargo Tozato EACH-USP e UR2, França
  • Andrea Cavicchioli EACH-USP

Resumo

O presente artigo trata dos processos de participação social e política na produção do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê (APA-VRT) localizada no estado de São Paulo, Brasil. Esta APA é composta por doze municípios, foi criada em 1987 e seu plano de manejo foi realizado mais de 20 anos depois. O trabalho de produção deste documento iniciou em 2011 e foi conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo. Neste artigo descreveremos e analisaremos os processos relativos à organização e implementação da oficina de Diagnóstico Socioambiental nas quais se assentaram os primeiros contatos entre Estado e sociedade civil em torno ao tema do plano de manejo da APA-VRT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Soares da Silva, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

Docente do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Guilherme Borges da Costa, UNICAEN

Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo da Universidade de São Paulo, Brasil. Doutorando em Psicologia pela Universitié de Caen, França.

Neli Aparecida de Mello-Théry, EACH-USP

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Atualmente é professora associada 3, docente nos Programas de Pós-Graduação em Geografia Humana e em Ciência Ambiental e no bacharelado em Gestão Ambiental e vice-diretora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, SP, Brasil. Correspondência

Ramon Zago, EACH-USP

Bacharel em Gestão de Políticas Públicas e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo, SP Brasil.

Tatiane Moraes Ferreira, EACH-USP

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo, SP, Brasil.

Danilo Pereira Sato, EACH-USP

Bacharel em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, SP, Brasil.

Heloísa de Camargo Tozato, EACH-USP e UR2, França

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo, SP, Brasil. Doutoranda em Geogrfia pela Universiidade de Rennes, França.

Andrea Cavicchioli, EACH-USP

Doutor em Química pela Universidade de São Paulo, Brasil. Atualmente é professor associado 1, docente no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política e no bacharelado em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Silva, A. S. da, Costa, G. B. da, Mello-Théry, N. A. de, Zago, R., Ferreira, T. M., Sato, D. P., Tozato, H. de C., & Cavicchioli, A. (2014). Oficinas Participativas na Elaboração do Plano de Manejo da APA-VRT. Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(2), 240-262. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/114371

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)