Políticas Públicas de Prevenção do Suicídio no Brasil: uma revisão sistemática

Autores

  • Marcos Fabrício Souza Machado EACH-USP
  • Cristiane Kerches da Silva Leite EACH-USP
  • Daniel Hideki Bando Universidade Federal de Alfenas, Alfenas

Resumo

O presente trabalho reflete sobre a negligência histórica da prevenção do suicídio como objeto de políticas públicas no Brasil, a partir de elementos teóricos do processo de formação de agenda e formulação. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com especialistas (da área da psicologia clínica e da gestão de políticas municipais de saúde) e pesquisa de dados secundários (bibliografia especializada na área da Saúde Pública). Analisa-se neste trabalho as dificuldades para que a questão da prevenção do suicídio seja valorizada como objeto organizador de um vetor de ação no campo da saúde, como tem potencial epidemiológico para ser. Argumentase que problemas como o tabu, a subnotificação, o atendimento, a abordagem da mídia, o acesso aos métodos, o abuso de substâncias químicas, entre outros, estão na raiz do processo da negligência do tema no sistema de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Fabrício Souza Machado, EACH-USP

Bacharel em GPP

Cristiane Kerches da Silva Leite, EACH-USP

Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professora da graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil..

Daniel Hideki Bando, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas

Possui bacharelado, licenciatura e mestrado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Concluiu doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo. Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudos em Epidemiologia Ambiental do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Machado, M. F. S., Leite, C. K. da S., & Bando, D. H. (2014). Políticas Públicas de Prevenção do Suicídio no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(2), 334-356. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/114406