Nota Fiscal Paulista: um estudo exploratório sobre o comportamento do cidadão da geração Y na grande São Paulo

Autores

  • Antonio Nunes Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Viviane Vieira de Andrade
  • Ana Cristina de Faria UNINOVE

Resumo

O objetivo deste estudo é explorar o comportamento de um grupo específico de cidadãos – os da Geração Y (nascidos entre 1980 e 1999), em relação ao sistema do Programa de Incentivo à Cidadania Fiscal - Nota Fiscal Paulista (NFP). A pesquisa de caráter exploratório contemplou 117 respondentes na Grande São Paulo. Os achados da pesquisa possibilitam defender que há forte adesão da amostra pesquisada pertencente à Geração Y (75,8%). Parcela significativa dos respondentes (68%) dessa faixa prefere o crédito em conta corrente, como forma de uso dos benefícios do programa, seguidos de 17% que optam pelo desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA. As estatísticas descritivas corroboram com o quadro teórico-conceitual, de que os representantes da Geração Y são hábeis na utilização de ferramentas ligadas à Tecnologia de Informação; tal como o sistema da NFP, e são atentos aos seus direitos e inclinados a buscarem retornos financeiros imediatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Nunes Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Ana Cristina de Faria, UNINOVE

Pós Doutora em Gestão de Operações e Logística pela EAESP-FGV. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis e do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP. Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Pereira, A. N., Andrade, V. V. de, & Faria, A. C. de. (2014). Nota Fiscal Paulista: um estudo exploratório sobre o comportamento do cidadão da geração Y na grande São Paulo. Revista Gestão & Políticas Públicas, 4(2), 357-378. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/114407