Alimentação no Ambiente de Trabalho: efeitos sobre estado nutricional e nível de produtividade de tripulantes em uma companhia aérea brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v5p227-244

Palavras-chave:

alimentação, ambiente alimentar, condições de trabalho, tripulantes de aeronaves, produtividade no trabalho

Resumo

O artigo analisou dados de consumo alimentar entre tripulantes de aeronaves designados para voos nacionais em uma companhia aérea brasileira, buscando identificar efeitos da alimentação no ambiente de trabalho sobre estado nutricional e nível produtividade sob condições de trabalho com exigências específicas em atenção e segurança. O estudo foi desenvolvido por meio de coleta e análise quantitativa de dados sobre consumo alimentar, antropometria, condições de saúde e produtividade no trabalho de amostra de 40 tripulantes de aeronaves do setor de aviação civil brasileiro, incluindo comissários de voo e pilotos. A maioria dos tripulantes tinha problemas relativos a alterações de sono (67,5%) e proporção considerável dos participantes da pesquisa apresentava sobrepeso ou obesidade (57,5%). Verificou-se baixa adequação do valor nutricional da alimentação consumida em relação às recomendações nutricionais. A qualidade nutricional e sanitária da alimentação nos dias de trabalho foi inferior à qualidade da alimentação em dias de folga. O estado nutricional dos tripulantes da amostra foi influenciado pela qualidade nutricional da dieta; enquanto estado de saúde apresentou-se associado às condições de trabalho; e perdas produtivas no trabalho foram relacionadas ao estado nutricional dos tripulantes. As evidências apresentadas no artigo apontam para influência das condições de trabalho sobre consumo alimentar dos tripulantes na amostra, resultando em efeitos negativos sobre estado nutricional e nível de produtividade. Assim, ações em prol da melhoria da qualidade da alimentação no trabalho devem contribuir à promoção da saúde e à prevenção de doenças entre profissionais da área de aviação civil, em conjunção com aumento do nível de segurança dos voos realizados em território nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávia Mori Sarti, EACH - USP
    Economista e nutricionista, pesquisadora em Economia da Saúde e docente da Universidade de São Paulo
  • Renata Felipe Saffioti, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade de São Paulo.
    Nutricionista, Mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialidade em saúde da mulher.
  • Paula Fernandes Castilho, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana Aplicada, Universidade de São Paulo.
    Nutricionista, Mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, especialidade em programas de promoção da saúde.

Downloads

Publicado

2015-12-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alimentação no Ambiente de Trabalho: efeitos sobre estado nutricional e nível de produtividade de tripulantes em uma companhia aérea brasileira. (2015). Revista Gestão & Políticas Públicas, 5(2), 227-244. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v5p227-244