Desafios à Docência no Ensino Superior em Tempos Neoliberais

Autores

  • Fernanda Franchini UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Iara da Silva Freitas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO http://orcid.org/0000-0002-5273-7122
  • Maria Cristina Bergonsini Ennser UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Mariana Giannattasio Bozeda UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Mariana Rodrigues Festucci Ferreira UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Victor de Sales Alexandre UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.11606/rg&pp.v6i1.133666

Palavras-chave:

Ensino Superior, Docência, Neoliberalismo, Formação Docente, Pós-Graduação

Resumo

As transformações econômicas do mundo atual têm ocasionado mudanças em vários setores da sociedade, inclusive no setor da educação, levando a conflitos fundamentais com relação à atuação docente e a questionamentos até mesmo sobre o papel da própria educação. A lógica neoliberal que promove a quase total liberdade de mercado com mínima intervenção do Estado, ao ser aplicada à formação de pessoas dentro do sistema educacional vem trazendo grandes problemas para os profissionais docentes do Ensino Superior no Brasil. Este artigo pretende discutir a docência na Educação Superior em tempos neoliberais, com acúmulo de funções e o uso da tecnologia, bem como alertar para problemas na forma como são preparados os docentes para essa etapa do ensino, nos programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo. Ao se pensar na educação como mercadoria dentro da lógica capitalista surgem inúmeros problemas para a profissão docente que busca uma educação que emancipa e não apenas contribui para a reprodução do que já está posto de antemão. Frente aos desafios que envolvem a formação docente, seu exercício e o modo como esses impactam a qualidade do ensino e a produção de conhecimento na universidade, sugere-se que a comunidade acadêmica, em conjunto com a sociedade, intensifique sua participação frente a políticas públicas para a educação.

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Biografia do Autor

Fernanda Franchini, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Iara da Silva Freitas, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Bergonsini Ennser, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Mariana Giannattasio Bozeda, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Mariana Rodrigues Festucci Ferreira, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Victor de Sales Alexandre, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

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Publicado

2016-03-14

Como Citar

Franchini, F., Freitas, I. da S., Ennser, M. C. B., Bozeda, M. G., Ferreira, M. R. F., & Alexandre, V. de S. (2016). Desafios à Docência no Ensino Superior em Tempos Neoliberais. Revista Gestão & Políticas Públicas, 6(1), 118-139. https://doi.org/10.11606/rg&pp.v6i1.133666