Privações da Vida Cotidiana do Autismo na Cidade: desafios às políticas públicas

Autores

  • Márcia Francisca Lombo Machado Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São paulo, SP, Brasil. Autor
  • Soraia Ansara USP/Estácio Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v5p245-263

Palavras-chave:

participação, políticas públicas, direito à cidade, famílias de autistas, cidadania.

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta dados que evidenciam as questões da cidade na correlação de forças para obtenção de políticas públicas para pessoas com autismo. Trazendo parte de uma pesquisa que investigou a relação da vida cotidiana com a participação das famílias dos autistas na tomada de decisões para a democratização dos espaços e serviços, o estudo articula a discussão sobre saúde e intersetorialidade à cidade e à constituição da cidadania. A investigação revelou que a urgência em prover os itens fundamentais ao desenvolvimento dos filhos com autismo se confronta com as discrepâncias do espaço urbano provocando rupturas na vida cotidiana e concorrendo contra a organização coletiva e o engajamento das famílias na gestão de políticas públicas da cidade, limitando a participação política em soluções efetivas às suas demandas.

 

Palavras-chave: participação; políticas públicas; direito à cidade; famílias de autistas; cidadania.

 

Abstract

This paper presents data that highlight the city's issues in the correlation of forces to obtain public policies for people with autism. Bringing part of a research that investigated the relationship of daily life with the participation of autistic families in decision making for the democratization of spaces and services, the study articulates the discussion on health care and “intersectoriality” (in the sense of global vision and cooperation among sectors).to the city and to the constitution of citizenship. The investigation revealed that the urgency to provide the essential items for the development of children with autism is confronted with the discrepancies of the urban space causing ruptures in daily life and competing against the collective organization and the engagement of the families in the management of public policies of the city, restricting the political participation for effective solutions to their demands.

 Keywords: participation; public policy; right to the city; autistic families; citizenship.

 

 

 

Resumen

 Este artículo presenta datos  de un estudio que investigó la relación de la vida cotidiana con la participación de familias autistas en la toma de decisiones para la democratización de espacios y servicios destacando los problemas de la ciudad en la correlación de fuerzas para obtener políticas públicas para personas con autismo. De esta manera, el  estudio articula la discusión sobre salud e "intersectorialidad" a la gestión de la ciudad y a la constitución de la ciudadanía. La investigación reveló que la urgencia de proporcionar los elementos esenciales para el desarrollo de niños con autismo se contrapone a las discrepancias del espacio urbano causando rupturas en la vida cotidiana de las familias, creando dificultades para su organización colectiva e intervención en la gestión de las políticas públicas de la ciudad, restringiendo la participación política a soluciones efectivas a sus demandas.

 Palabras-chave: participación; políticas públicas; derecho a la ciudad; familias de autistas; ciudadanía

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Soraia Ansara, USP/Estácio
    Filósofa pela Faculdades Associadas do Ipiranga, São Paulo e mestre e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil. Atualmente, é professora na Universidade Estácio de Sá, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Privações da Vida Cotidiana do Autismo na Cidade: desafios às políticas públicas. (2015). Revista Gestão & Políticas Públicas, 5(2), 245-263. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v5p245-263