Da Invisibilidade à Participação Política: experiências e discursos sobre a luta de travestis e transexuais

Autores

  • Gustavo de Aguiar Campos Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás
  • Domenico Uhng Hur Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.11606/rg&pp.v7i2.146356

Resumo

Este trabalho objetiva conhecer os discursos sobre os movimentos trans, para discutir as distintas dimensões das políticas da transexualidade. Realizamos uma revisão bibliográfica da literatura especializada, focalizando os estudos que abordam as diversas formas de atuação e participação política dos movimentos sociais trans. A partir da análise do conteúdo categorial temática foi realizada uma discussão teórica crítica dos 61 artigos encontrados sobre o tema nas bases de dados Scielo, Pepsic e Portal de Periódicos da CAPES. Elaborou-se três categorias: (1) políticas da identidade; (2) saúde trans e Estado; (3) lutas sociais trans. A primeira categoria engloba estudos que discorrem sobre a construção das identidades, corporalidades trans e suas configurações de forças, focados na identidade de gênero. A segunda categoria traz as questões referentes às diversas formas de estatização da transexualidade, desde a saúde até as articulações por ONGs. Por fim, a última engloba os estudos que trazem contribuições históricas e analíticas sobre os movimentos sociais de pessoas trans e travestis. Com esse estudo apresenta-se um panorama geral da participação política nos movimentos trans, envolvendo os diferentes processos internos e externos ao grupo, traçando as pautas, as formas de se fazer política e as (in)visibilidades presentes nos diferentes âmbitos das políticas trans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo de Aguiar Campos, Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás

Graduando em Psicologia pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

Domenico Uhng Hur, Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Goiás.

Professor de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFG. Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social pela USP, com estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona e pós-doutorado na Universidad de Santiago de Compostela. Editor da Associação Ibero-Latino-americana de Psicología Política. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq (Processo: 305132/2017-2). 

Downloads

Publicado

2017-03-12

Como Citar

Campos, G. de A., & Hur, D. U. (2017). Da Invisibilidade à Participação Política: experiências e discursos sobre a luta de travestis e transexuais. Revista Gestão & Políticas Públicas, 7(2), 244-261. https://doi.org/10.11606/rg&pp.v7i2.146356