Gestão de 'Facilities' e sua Importância na Pesquisa:

análise preliminar da experiência da FMVZ/USP

Autores

  • Ana Carolina Silveira Rabelo USP FMVZ
  • Fernanda Pereira da Silveira USP FMVZ
  • Rose Eli Grasse Rici USP FMVZ

DOI:

https://doi.org/10.11606/rg&pp.v8i1.152839

Resumo

Facilitie pode ser compreendida como um conjunto de serviços e valores que auxilia e torna mais fácil alguma ação. Para que o serviço entregue pela facilitie cumpra os seus objetivos de qualidade, otimização de tempo e de espaço, assim como redução de custo, é necessário que ela seja bem gerida. O crescimento dessas facilities no meio acadêmico tem aumentado vertiginosamente, permitindo que o acesso a determinados equipamentos e informações seja ampliado. É o caso do Centro Avançado em Diagnóstico por Imagem (CADI), uma plataforma da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP que conta com diversos equipamentos de imagem sofisticados e que estão agrupados em diferentes locais da FMVZ. Dentre esses equipamentos, podem ser citados os microscópios, que estão presentes no prédio da Anatomia (chamado de Facilitie FMVZ/USP). Nesse contexto, o trabalho objetivou-se a fazer uma análise descritiva, qualitativa e quantitativa dos cadastramentos realizados pelos usuários da Facilitie FMVZ/USP. Para cumprir esse objetivo, foi aplicado um questionário para os usuários da Facilitie, contendo 14 perguntas que englobavam o perfil do usuário, os equipamentos mais utilizados e frequência de uso, a funcionalidade do agendamento e a importância da Central na pesquisa. Ao todo, 42 usuários responderam o questionário, mostrando que a maioria deles era do sexo feminino; alunos de pós-graduação da própria FMVZ; que a maioria já tinha utilizado o laboratório dez ou mais vezes; que o agendamento para utilização da Central se da de forma rápida e clara; e que a existência do laboratório é essencial para suas pesquisas. Além dos usuários saberem a importância da Facilitie nas suas pesquisas, muitos resultados positivos foram gerados na Central, tais como artigos científicos, projetos acadêmicos e atendimento a grupos de pesquisa, contribuindo para o maior desenvolvimento da Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira da Silveira, USP FMVZ

Graduada em administração de empresas e direito pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Pós graduada, MBA em Gestão de Finanças Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestranda em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) – USP.

Rose Eli Grasse Rici, USP FMVZ

Graduada em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (1992). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia- Universidade de São Paulo (2005). Especialista em Bio. do Desenv. e Cél. Tronco (2007). Pós-doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade de São Paulo (2009). Experiência em Medicina Veterinária na área Pedagógica e Administrativa (Ensino Superior) . Orientadora do Programa de Pós Graduação em Anatomia dos Animais Domesticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinaria e Zootecnia (FMVZ) - Universidade de Sao Paulo(USP). Especialista de Laboratorio na Central de Facilidades à Pesquisa CF-FMVZ-USP.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Rabelo, A. C. S., da Silveira, F. P., & Rici, R. E. G. (2018). Gestão de ’Facilities’ e sua Importância na Pesquisa:: análise preliminar da experiência da FMVZ/USP. Revista Gestão & Políticas Públicas, 8(1), 112-133. https://doi.org/10.11606/rg&pp.v8i1.152839