Educação Visual e Políticas Públicas: uma construção imagética no vídeo Road Show Prefeitura de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rg&pp.v8i1.157316

Resumo

Analisamos, neste texto, o Road Show Prefeitura de São Paulo, audiovisual publicado no Youtube e que foi apresentado durante a World Government Summit 2017, em Dubai. Esse vídeo constitui parte importante da instituição de uma política pública de desestatização de espaços e serviços públicos, elaborada pela municipalidade paulistana no ano de 2017, objetivando o place marketing (ou marketing de lugares) com a finalidade de conceder à iniciativa privada nacional e internacional um conjunto amplo de equipamentos urbanos públicos e de serviços como iluminação pública, planos funerários entre outros. O procedimento de análise do vídeo foi empreendido com o uso da semiótica peirceana e barthesiana a luz dos estudos de Ana Fani Alessandri Carlos e Henri Lefebvre, resultando na forja de uma educação visual que se dobra tanto nas imaginações espaciais quanto no uso e apropriação dos espaços públicos da cidade de São Paulo.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Santos, M. B. P. dos, & Cazetta, V. (2018). Educação Visual e Políticas Públicas: uma construção imagética no vídeo Road Show Prefeitura de São Paulo. Revista Gestão & Políticas Públicas, 8(1), 94-111. https://doi.org/10.11606/rg&pp.v8i1.157316